Governo de Rondônia
19/04/2024

INFRAESTRUTURA VIÁRIA

Regional do DER em Ji-Paraná encerra 2019 trabalhando de forma integrada em diversas frentes

09 de dezembro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Instalação de tubo metálico na Linha 82 em Nova Colina

Após um ano de reestruturação do maquinário, elaboração de um plano de trabalho e muito serviço que estava acumulado de anos anteriores, o Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura e Serviços Públicos (DER) está encerrando 2019 com suas vias não pavimentadas, sob sua responsabilidade, recuperadas com reconformação de plataforma (patrolamento), limpeza lateral e execução de drenagem.

Em Ji-Paraná, o DER atuou diretamente na recuperação de cerca de 350 quilômetros de vias não pavimentadas, com  patrolamento, encascalhamento, limpeza lateral, recuperação de pontes, construção de galerias e colocação de tubos metálicos. “Foi um trabalho que, além de recuperar a malha, vai garantir um menor desgaste pelo próprio trânsito e no período de chuvas”, destaca o residente do DER, engenheiro Carlos Morais.

A 8ª Residência Regional do DER de Ji-Paraná serviu como modelo para as demais unidades durante este ano, integrando os trabalhos com a usina de asfalto CBUQ na recuperação da malha pavimentada nas ROs da região central do estado e dando suporte em outros municípios de Rondônia, como em Buritis e na região Sul de Rondônia. De acordo com o titular da 8ª RR-DER, “todo este trabalho só foi possível graças a um novo modelo de gestão baseado na eficiência do uso dos recursos públicos, na manutenção das máquinas e na valorização humana do quadro de servidores”.

Usina de asfalto do DER finaliza as obras no Anel Viário de Ji-Paraná

Conjuntamente, também foram executados serviços de recuperação ao longo dos 90 quilômetros de rodovias pavimentadas, entre elas as ROs 133, 135, 472, 479, entre outras, ligando as cidades de Ji-Paraná aos seus distritos e em Presidente Médici. A usina de Asfalto do DER, sob determinação da governadoria, também fez serviços em parceria com a prefeitura de Ji-Paraná na recuperação de avenidas no centro do Segundo Distrito, trabalhou na conclusão do Anel Viário, fez a manutenção da infraestrutura viária do Parque Tecnológico da Rondônia Rural Show e ainda prestou auxílio técnico em outras regionais do DER.

 

Segundo o diretor-geral do DER, Coronel Erasmo Meireles e Sá, nada disso seria possível sem o empenho direto da atual administração estadual. “O governador coronel Marcos Rocha vem garantindo a desburocratização dos processos sem perder em nada na qualidade da fiscalização, até porque ele acompanha quase que diariamente o DER. Para 2020, sob a determinação do governador, vamos fazer ainda melhor, já que as bases de planejamento e execução de trabalho estão prontas”, finaliza o Coronel Meireles.

 

Leia mais:

Rodovias não pavimentadas são atendidas com drenagem e encascalhamento pelo DER na região de Ouro Preto

Departamento de Estradas de Rodagem finaliza recuperação de mais oito quilômetros de asfalto em Estrela de Rondônia

Departamento de Estradas de Rodagem recupera ponte e realiza encascalhamento na região de Buritis


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Luiz Augusto Rocha
Fotos: Luiz Augusto Rocha
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Infraestrutura, Obras, Transporte


Compartilhe


Pular para o conteúdo