Governo de Rondônia
26/04/2024

Reinserção social muda a vida de reeducandos

23 de dezembro de 2013 | Governo do Estado de Rondônia

BAE46644-4207-4655-B5B9-2D6B0A0C4549_Malu_640x427

Nascida em Cacoal, Vanderléia se mudou para São Miguel ainda criança. Ao perder a mãe aos 9 anos de idade, a pequena foi morar com os tios que a maltratavam. A partir daí sua história foi tomando rumos incertos. Saiu da casa dos tios aos 17 anos e sob má influência, e como forma mais fácil de se manter, Vanderléia começou a vender drogas.  O dinheiro da venda sustentava Malu e seu irmão mais novo que morava com ela.

Aos 19 anos, Malu foi presa pela 1ª vez.  “As coisas pioraram quando eu fui presa. Aprendi muita coisa errada lá dentro e foi aí que perdi o apoio da minha família de vez. Em vez de me ajudar eles me desprezaram”.

A jovem ficou menos de um ano presa e ao sair, continuou no caminho errado. “Quando eu sai, já fui vender drogas no mesmo dia. Eu não tinha, não sabia fazer nenhuma outra coisa. E quanto mais eu me envolvia com essas pessoas erradas, mais fundo eu fui entrando”.

Malu ficou quatro anos em liberdade até ser presa pela segunda vez. Em 2010, a polícia foi à sua casa com um mandato de busca e drogas foram encontradas. Desde então Malu cumpre pena no presídio de Cacoal.

Equipe-de-trabalho_640x427-620x413

A história poderia se repetir como da primeira vez, mas agora Malu teve novas chances. Desde setembro ela tem a oportunidade de trabalhar durante o dia e apenas dormir no presídio, o que tem dado um novo ânimo para sua vida.

Durante a semana Malu trabalha até as 18 horas, após esse horário e durante os finais de semana e feriados, ela permanece no presídio. A cada três dias trabalhados, Malu, assim como todos os reeducandos, ganham um dia de remissão de pena.

“Pra mim esta chance foi uma maravilha. Eu nunca me esforcei para trabalhar assim, e agora que estou vivenciando isso eu estou gostando. Isto já está fazendo a diferença na minha vida. Eu não quero mais saber de vida errada”, ressaltou.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo