Governo de Rondônia
29/03/2024

SAÚDE PÚBLICA

Relatório técnico da Anvisa classifica Hospital de Base Ary Pinheiro como único hospital seguro na região Norte

07 de novembro de 2018 | Governo do Estado de Rondônia

Hospital de Base eleva nota na avaliação da Anvisa

Dados do setor de monitoramento da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) apontam o Hospital de Base Ary Pinheiro – referência no tratamento de alta complexidade em Rondônia -, como único Hospital Seguro da região Norte.

Os números foram divulgados pelo boletim técnico da Anvisa publicado no início deste mês. Com o resultado na avaliação feita, o HB passou para a categoria A em segurança sanitária, classificação que exigem notas entre 27, 9 a 38. De acordo com a Anvisa, a nota do Hospital de Base Ary Pinheiro é 33,10.

Conforme o diretor técnico Rodrigo Bastos, a nova avaliação mostra o compromisso de toda equipe do Hospital de Base que vem, a cada ano, adotando e impondo protocolos internacionais de conduta e normas.

Na primeira avaliação, ocorrida em 2014, o Hospital de Base Ary Pinheiro ficou com baixa avaliação. À época, a nota foi apenas 18, menor pelo processo de avaliação realizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Entre 2015 e 2016 foi registrado uma melhora na avaliação, ficando com 18, 87.

Em entre 2016 e 2017 as notas obtiveram um avanço, ficando com 24, 51 e 25, 96. De acordo com Rodrigo Bastos, o avanço está ligado diretamente à melhoria da qualidade dos serviços prestados, pela qualificação e conscientização dos profissionais de saúde, pelo foco adotado pela gestão da unidade hospitalar, ampliação das ações do Núcleo de Segurança do Paciente, entre outras medidas e protocolos que são seguidos por médicos, enfermeiros, auxiliares e todo o pessoal de apoio.

Classificação mostra salto de qualidade no HB, diz Rodrigo Bastos

Rodrigo Bastos destaca que o Núcleo de Segurança do Paciente  segue todas as diretrizes do Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), do Ministério da Saúde (MS), programa criado para contribuir para a qualificação do cuidado em saúde em todos os estabelecimentos de saúde do território nacional. A Segurança do Paciente é um dos seis atributos da qualidade do cuidado e tem adquirido, em todo o mundo, grande importância para os pacientes, famílias, gestores e profissionais de saúde com a finalidade de oferecer uma assistência segura.

Outro fator destacado por Rodrigo Bastos foi o investimento feito pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) na melhoria da ambiência Hospital de Base Ary Pinheiro. Receberam reformas, troca de piso – em todos os corredores – pintura novas, e moderno processo de assepsia de enfermarias, centro cirúrgicos, laboratórios, entre outras medidas adotadas pela gestão do Hospital de Base.

Leia também:

Carreta da prevenção continuará com atendimentos em novembro; Guajará-Mirim e Nova Mamoré serão visitadas


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Zacarias Pena Verde
Fotos: Ítalo Ricardo e Jeferson Mota
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Educação, Governo, Inclusão Social, Infraestrutura, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo