Governo de Rondônia
19/04/2024

Centenário

Relógio do prédio da Secel passa por reparos

19 de julho de 2012 | Governo do Estado de Rondônia

manutenção do relógioNo ano em que a Estrada de Ferro Madeira Mamoré comemora seu centenário, o relógio do Prédio que foi sede administrativa da Ferrovia, o conhecido, Prédio do Relógio, passa por manutenção.

O técnico em relógio, Orlando Rodrigues, chegou de Manaus esta semana e está fazendo os reparos devidos no relógio que tem pouco mais de 60 anos de história. “As peças estavam desgastadas, vamos fazer os reparos e a mudança do relógio mecânico para eletromecânico” explica o técnico que concluirá o trabalho até o final desta semana e define a mudança como a melhor forma de facilitar a manutenção.

História

Este relógio foi adquirido pela administração da Estrada de Ferro Madeira Mamoré – EFMM, em 1949, comprado no Rio de Janeiro. É um relógio francês da marca Jacques Perret. O relógio foi considerado o Big Bem da cidade de Porto Velho, pois era a principal referência dos moradores.

Já o Prédio, que foi projetado pelo arquiteto carioca Armando Costa teve sua estrutura baseada em uma locomotiva. Foi inaugurado em janeiro de 1950, pelo governador Joaquim Araújo Lima e pelo diretor da Estrada de Ferro, Ananias Ferreira de Andrade.

 

 


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Emilli Sousa
Fotos: Emilli Sousa
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cultura


Compartilhe


Pular para o conteúdo