AGRICULTURA FAMILIAR

Repasse de maquinário agrícola vai beneficiar cerca de 70 famílias rurais de Chupinguaia

12 de maio de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

Repasse do maquinário vai beneficiar aproximadamente 70 famílias rurais da agricultura

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), repassou para a Prefeitura de Chupinguaia um trator agrícola de pneus, firmado por intermédio de convênio, no valor de R$ 101 mil, para fortalecer a agricultura familiar da região. O repasse do maquinário vai beneficiar aproximadamente 70 famílias rurais, vinculadas no “Programa Porteira Adentro” do município, além de desenvolver a agricultura familiar, aumentar a renda dos pequenos produtores rurais, incentivar a permanência do homem no campo e melhorar as condições de produção.

De acordo com o secretário da Seagri, Evandro Padovani, a prefeitura de Chupinguaia será responsável por amparar a Secretaria Municipal de Agricultura, uma vez que, uma de suas prioridades, é fortalecer a agricultura familiar, como também, proporcionar condições para melhorar a produtividade local. “Com o repasse, a prefeitura poderá atender as demandas rurais e esse convênio vem de encontro com as reais necessidades do município em questão, auxiliando as famílias no campo e incentivando-as a produzir mais e com qualidade”, informou.

O município tem uma demanda agrícola bem ativa, e visa incentivar diversos ramos que fortalecem e fomentam o comércio local. As atividades agrícolas são de extrema importância, pois são responsáveis por oferecer a maioria dos alimentos e insumos necessários para o desenvolvimento da população. A destinação correta do trator fica sob a responsabilidade da prefeitura, na forma da legislação pertinente. Um cronograma de execução das atividades será elaborado conforme demanda apresentada, visando o fomento da agricultura familiar.

A produtividade e a lucratividade dos cultivos agrícolas e das criações estão diretamente relacionadas com o planejamento, o gerenciamento, a adoção de práticas agrícolas, a utilização do manejo e das tecnologias adequadas. O trator de pneus vai impulsionar a agricultura familiar local no melhor preparo do solo, apoio na aplicação de insumos agrícolas e auxiliando-os no transporte da produção da colheita, dentre outros. Preconiza-se o aumento da produtividade e, consequentemente, a melhoria da qualidade de vida rural.

A Seagri continua trabalhando em busca de novos recursos junto às bancadas estadual, federal e Governo Federal para adquirir novos equipamentos agrícolas, visando fortalecer a agricultura familiar do Estado.

Texto: Sara Cicera
Fotos: Valdecy Santos e Ésio Mendes