Governo de Rondônia
24/04/2024

SEGURANÇA

Representantes do Calha Norte visitam sede do governo estadual

03 de junho de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

Reuni_o_Calha Norte_02.06.14_Fotos_Daiane Mendon_a (1)

Militares e civis que integram o Programa Calha Norte (PCN) estiveram na segunda-feira (2) no palácio Getúlio Vargas. Eles foram recebidos pelo secretário-chefe da Casa Civil, Marco Antônio de Faria, uma vez que o governador Confúcio Moura (PMDB) havia viajado a São Paulo.

A visita, de acordo com Marco Antônio, simboliza a atenção que os responsáveis pelo programa vêm dispensando a Rondônia, um dos estados mais assistidos pela União com investimentos da ordem de R$ 70 milhões.

Os oficiais comentaram sobre a intensidade de ações realizadas no desenvolvimento e na defesa da Região Norte.  O Calha Norte foi idealizado em 1985, durante o governo Sarney. Previa a ocupação militar de uma faixa do território nacional situada ao norte da calha do rio Solimões e do rio Amazonas.

Atualmente o programa é subordinado ao Ministério da Defesa do Brasil, sendo implementado pelas Forças Armadas. Ao todo são atendidos 194 municípios e 95 situados em área de fronteira. Rondônia e outros cinco estados da região são assistidos pelo programa. O principal objetivo é fortalecer a presença nacional ao longo da fronteira amazônica, tida como ponto vulnerável do território brasileiro.

Reuni_o_Calha Norte_02.06.14_Fotos_Daiane Mendon_a (2)

Além dos representantes das forças de segurança de Rondônia, entre os visitantes estavam o brigadeiro Roberto Dantas, coordenador de projetos do Calha Norte. O coronel Luiz Carlos Casagrande, da Força Aérea Brasileira; general de Brigada, Eduardo da Silva; o general André Novaes, da Brigada Príncipe da Beira e a doutora da Universidade de Brasília, Graciete Guerra da Costa.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Decom
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo