REUNIÃO

Representantes do setor produtivo firmam parceria com governo de Rondônia

06 de fevereiro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Com intuito de contribuir no desenvolvimento econômico do Estado de Rondônia junto ao governo, representantes de entidades do Setor Produtivo participaram de uma reunião na sexta-feira (6) com o vice-governador Daniel Pereira, secretário de Estado de Meio Ambiente (Sedam), Vilson de Sales Machado, e o secretario executivo da Emater,  Luiz Gomes Furtado.

vice-governador daniel pereira em reunião com empresários - fotos marcos freire 06-02-2015 (1)

O presidente do Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Rondônia (OCB/RO), Salatiel Rodrigues, explicou que é importante o fortalecimento das entidades governamentais e não governamentais.  “O nosso estado nos dá muita oportunidade e temos que trabalhar juntos para elevar alguns pontos no setor produtivo como a logística, pesquisa tecnológica e industrialização. Temos 150 cooperativas dentro de Rondônia e temos que conhecer o trabalho de cada uma delas”, esclarece o presidente da OCB.

Salatiel ressaltou que as entidades do setor produtivo têm que cooperar junto ao estado alinhando as diretrizes para juntos contribuírem para geração de emprego e renda para os rondonienses.

Durante o encontro, os representantes do Governo de Rondônia e do setor produtivo conheceram os trabalhos desenvolvidos nos últimos anos que fazem parte do desenvolvimento do estado, como a piscicultura que tem produção com mais 70 mil toneladas. “A meta para os quatro anos é produzir 250 mil toneladas, mas estamos produzindo muito e comercializando pouco ainda. No momento temos nove estado que compram o nosso peixe e estamos nos organizando e iremos criar diretrizes para avançar no mercado, mas já crescemos muito, antes só Manaus comprava o nosso peixe”, comemora a coordenadora de Desenvolvimento Agropecuário e Piscicultura da Seagri, Ilce Santos Oliveira.

O vice-governador Daniel Pereira disse que ser um produtor rural é uma profissão muito difícil que tem que brigar contra a natureza e enfrentar as exigências das  leis ambientais e dar as soluções precisa aos governantes para avançar na comercialização e vencer as fronteiras. “Foi um encontro a proveitoso e esperamos contribuir com o setor produtivo ainda mais durante esses quatros anos e as nossas secretarias voltadas para o desenvolvimento, agricultura e ambiental estão de portas abertas para atender os representares do setor produtivo”.

Também estiveram presentes no encontro representantes da Cooperativa Coma Peixe, Conselho Regional de Agronomia e Engenharia de Rondônia (CREA), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Rondônia (Faperon) e o Secretário Municipal de Agricultura e Abastecimento de Porto Velho, João Leonel Bertolin  e a reitora da Universidade Federal de Rondônia, Berenice Tourinho.

Texto: Elaine Barbosa
Fotos: Marcos Freire