Governo de Rondônia
29/03/2024

PROJETOS SOCIAIS

Representantes do terceiro setor buscam aperfeiçoamento em curso de capacitação da Seas para execução de projetos em parceria com o governo

25 de julho de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Considerando as grandes organizações que estão buscando profissionais qualificados para lidar com as novas tecnologias e metodologias, bem como a própria sociedade que está cada vez mais exigente com a prestação de serviços de qualidade, a Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas) realiza nesta quarta-feira (24) e quinta-feira (25) capacitação voltada às entidades do terceiro setor (sociedade civil organizada) interessadas em formar parceria com o governo estadual. O curso foi aberto às 8h de quarta-feira com o apoio da Superintendência Estadual de Gestão de Pessoas (Segep), que cedeu o auditório da Escola de Governo, no andar térreo do edifício Rio Jamari, no Palácio Rio Madeira, em Porto Velho.

Rafael Vargas falou sobre os desafios para elaboração, execução e prestação de contas dos projetos com recursos governamentais

A proposta do curso é sanar todas as dúvidas dos participantes com vistas a garantir agilidade na elaboração, análise e execução dos projetos apresentados ao Estado que objetivam o desenvolvimento econômico e a melhoria da qualidade de vida no Estado, bem como, orientar para a correta captação e prestação de contas dos recursos.

A primeira atividade foi com o instrutor Rafael Vargas Lara, do Instituto Norte Amazônia de Apoio ao Terceiro Setor, que falou sobre como elaborar projetos para serem executados em parceria com o governo, mostrando os desafios das organizações e a necessidade de se contar com um banco de projetos que sirva como parâmetro para evitar o dilema enfrentado por muitas entidades que têm recursos mas não têm projetos ou têm projetos mas não sabem desenvolvê-lo ou ainda que têm projeto e recursos mas depois não sabem prestar contas.

Entre os participantes, estão a assistente social Maria José, representando o Centro Social Madre Mazzarello, obra salesiana que trabalha com a capacitação de jovens para a geração de renda com a oferta de cursos de capacitação e atividade culturais e interativas para as crianças no contraturno escolar. “Nossa intenção nesta capacitação da Seas é alinhar conhecimentos para possível parceria do governo com a obra das Irmãs Salesianas, que atende a uma média de mil crianças e jovens neste ano”, sintetizou.

Já a representante das Irmãs Marcelina, Shirle Alves, pretende melhorar o conhecimento para ampliar as ações do hospital, escolas e creche da entidade que já trabalha com o governo.

Ainda no primeiro dia, no período da tarde, o controlador geral do Estado, Francisco Netto, trata da prestação de contas. Na quinta-feira, a partir das 8h, será a vez do professor e advogado Bruno Valverde falar sobre o aporte jurídico para o terceiro setor; às 10h a equipe do Sistema Integrado de Parcerias e Descentralização da Execução das Políticas Públicas e Serviços Públicos não Exclusivos do Estado (Sispar) abordar os documentos necessários para a formalização de convênios; e às 11h Rafael Vargas Lara retomará para encerrar explicando como captar recursos para financiamento dos projetos.

Leia Mais:

 Capacitação em Porto Velho orienta terceiro setor à execução de projetos voltados ao desenvolvimento socioeconômico em parceria com o governo

 Parceria leva ação social aos moradores do Condomínio Porto Bello III, na Zona Leste de Porto Velho


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Veronilda Lima
Fotos: Antônio Lucas
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Assistência Social, Capacitação, Convênios, Governo, Inclusão Social, Rondônia, Terceiro Setor


Compartilhe


Pular para o conteúdo