ODONTOLOGIA

Residência em Bucomaxilofacial do Hospital Regional de Cacoal é reconhecida pelos Ministérios da Educação e da Saúde

17 de setembro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Residentes em bucomaxilo compõe equipe em cirurgias

A qualidade do Programa de Residência em Bucomaxilofacial oferecida no Hospital Regional de Cacoal foi comprovada pelos Ministérios da Saúde e da Educação, com a divulgação da portaria que homologou a renovação de bolsas de residência. Com isso, Cacoal continua se mantendo como a única cidade de Rondônia e a segunda da região Norte a oferecer residência em bucomaxilofacial.

No Norte, apenas a Capital do Amazonas, Manaus, oferece. Cacoal também se mantém como a única cidade de interior, dentro das regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil, a oferecer essa residência.

A portaria da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, do Ministério da Saúde, e da Secretaria de Educação Superior, do Ministério da Educação, que homologou o processo de renovação de bolsas do Programa Nacional de Bolsas para Residências Profissional e Multiprofissional foi divulgada nessa quarta-feira (16).

Todas as vagas de residência profissional renovadas foram homologadas. “Com essa homologação, estamos autorizados a iniciar o segundo ciclo da residência. A residência tem três anos de duração. Então eles autorizam a bolsa, é feito um concurso, selecionamos o R1 (primeiro residente), depois de um ano selecionamos o R2 e no ano seguinte o R3. Os três residentes já estão em ação no Hospital Regional de Cacoal”, explicou o diretor do Complexo Hospitalar de Cacoal e também coordenador da residência em bucomaxilofacial, Marco Aurélio Vasques.

Para o coordenador da residência, essa renovação só comprova a qualidade do programa oferecido em Cacoal. “Quando acabam os três anos, para continuar com o programa de residência, os ministérios têm que renovar a bolsa. Então esse ato significa que os ministérios reconheceram a qualidade da residência oferecida no HRC e, com isso, renovou a bolsa para um novo ciclo. Então por mais três anos nós vamos manter o programa de residência, sempre buscando a renovação”, comemorou.

Para que o Programa de Residência do Hospital Regional de Cacoal fosse aprovado, em julho de 2014 foram encaminhados todos os documentos e apresentados todos os indicativos referentes à residência em bucomaxilo oferecida pelo HRC. Toda a documentação foi analisada pelos dois ministérios.

“Essa expertise que nós começamos a construir em Cacoal, com o apoio pedagógico da Facimed, vai ser importante porque nós estamos discutindo nesse momento, com a nossa direção clínica, a implantação de residências na área de urgência e emergência e intensivismo. E isso só é possível porque contamos com o apoio do governador Confúcio Moura e do secretário estadual de Saúde, Williames Pimentel”, afirmou Marco Aurélio Vasques.

O diretor representou neste ano outra conquista para o setor de bucomaxilofacial do HRC, ao ser selecionado pelos ministérios para ser avaliador dos programas de residência em todo o Brasil.

Texto: Giliane Perin
Fotos: Giliane Perin/Arquivo Residência