Terça, 18 de maio de 2021

SEGURANÇA ALIMENTAR

Restaurante Comunitário Prato Cheio atende os padrões de segurança alimentar, afirma Ministério do Desenvolvimento Social

13 de fevereiro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Restaurante fachada

O governo de Rondônia vai inaugurar no próximo mês o Restaurante Popular Prato Cheio, que já está com as instalações prontas, na zona Leste de Porto Velho. O projeto, que visa a superação da pobreza e erradicação da extrema pobreza, é uma realização da Secretaria de Estado de Assistência Social, por meio da Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional, sendo uma das estratégias inseridas no Programa de Segurança Alimentar e Nutricional.

João Freitas, consultor  do Ministério de Desenvolvimento Social e da Organização das Nações Unidas (ONU) para Nutrição e Alimentação  esteve em Porto Velho onde  conheceu e elogiou as instalações do restaurante Prato Cheio. “O governo de Rondônia está de parabéns pelo projeto do restaurante comunitário que atende as normas e está dentro do padrão da política de  segurança alimentar e nutricional”, destacou.

“O restaurante vai fornecer inicialmente 1.500 refeições diárias ao preço de R$ 1,00 por pessoa, beneficiando, principalmente, as pessoas que residem ou trabalham nas proximidades da região, a mais populosa da Capital. O funcionamento se dará das 11h às 14h30, de segunda à sexta-feira”, informa o secretário adjunto da Seas, Márcio Felix.

O projeto arquitetônico contempla uma cozinha completa, refeitório com capacidade para 180 pessoas e cozinha experimental com sala de capacitação que pode ser utilizada eventualmente pela comunidade, atendendo aos programas voltados à área social. A área tem aproximadamente dois mil metros quadrados e conta com amplo estacionamento.

João Freitas também se reuniu com a equipe técnica de Segurança Alimentar e Nutricional  da Seas para discutir sobre a metodologia e organização das conferências municipais e estadual de Segurança Alimentar e Nutricional que serão realizadas no decorrer deste ano. “Estamos em fase de construção de um sistema de Segurança Alimentar e Nutricional.  É muito importante que  os municípios realizem suas conferências e participem desse processo de construção”, frisou João Freitas.

Durante a reunião ficou decido que no mês de abril será realizada uma reunião preparatória com a participação de todos os municípios que serão orientados por técnicos do Ministério do Desenvolvimento Social e da Secretaria de Estado da Assistência Social, quanto à realização das conferências municipais, que antecedem a Conferência Estadual.

Texto: Luana Lopes
Fotos: Luana Lopes