Governo de Rondônia
20/04/2024

VIABILIDADE ECONÔMICA

Resultados econômicos serão apresentados neste sábado em dia de campo no Centro Tecnológico do Agronegócio de Ji-Paraná

16 de junho de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Das 8h às 11h30 deste sábado (17), será realizado no Centro Tecnológico do Agronegócio Vandeci Rack, em Ji-Papaná, o 1º Dia de Campo sobre variadas espécies de grãos, pastagem e estudo do solo. A proposta é apresentar aos produtores rurais, técnicos e estudantes da área, os resultados econômicos das culturas demonstradas nas vitrines tecnológicas durante a Rondônia Rural Show, que aconteceu no município de 24 a 27 de maio.

Dia de campo tem por proposta apresentar a viabilidade de várias plantações

Em parceria com o Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná (Ceulji/Ulbra), a Gerência Regional da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) propõe mostrar na prática aos participantes do dia de campo a viabilidade econômica de diversas culturas.

No campo experimental da Emater, os visitantes terão a oportunidade de saber detalhes sobre a evolução e os lucros que trazem as plantações de batata-doce, inhame, urucum, graviola, abacaxi e café. “São culturas em expansão comercial em Rondônia. Vamos particularizar também tudo sobre o piqueteamento de pastagem”, disse o gerente regional da Emater, Antônio de Assis Gomes Furtado.

Os grãos, como o café clonal BRS Ouro Preto, feijão, arroz e soja, estão na lista dos resultados que serão apresentados pela coordenação do curso de agronomia, do Ceulji/Ulbra. “A vitrine tecnológica é um benefício para a ciência”, entende o coordenador do curso de agronomia, professor Valter Barbosa.

A criação do Centro Tecnológico do Agronegócio foi uma aspiração do governador Confúcio Moura com o objetivo de movimentar o setor produtivo por meio de pesquisas, durante todo o ano, por organismos governamentais e particulares provocando o crescimento do agronegócio em Rondônia.

No local, onde foi realizada a Rondônia Rural Show, estão presentes com campo experimentais a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Universidade Federal de Rondônia (Unir), Escolas Abaitará e Família Agrícola e empreendimentos da iniciativa privada. O Centro  Tecnológico do Agronegócio está localizado no KM 333 da BR-364, sentido Presidente Médici.

Leia Mais:

Dia de campo em Cacoal possibilita troca de experiências e conhecimentos sobre o café clonal


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Paulo Sérgio
Fotos: Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Ecologia, Economia, Evento, Governo, Meio Ambiente, Rondônia, Tecnologia


Compartilhe


Pular para o conteúdo