GESTÃO

Reunião entre governo estadual e Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social acontece em Vilhena

13 de abril de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Secretária Valdenice Domingos

A Secretaria de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social de Rondônia (Seas) reuniu nesta segunda-feira (11) com os membros do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas) para tratar dentre outras pautas, a anuidade dos municípios com o Coegemas e  repasse fundo a fundo aos municípios.

Durante a reunião a secretária titular da Seas, Valdenice Domingos, expôs os importantes avanços que Assistência Social alcançou nos últimos anos. “Dentre diversas ações na Política Socioassistencial, Rondônia avança também nas políticas que garantem os direitos das crianças e adolescentes, política das Mulheres, Idoso, LGBT, Imigrantes. A Seas vem desempenhando um papel de aproximação com a sociedade civil, para que seja justo as medidas adotadas por meio de fóruns, conferências e encontro de gestores, para que o cidadão tenha voz e vez nas políticas da Assistência Social″. Frisou.

A secretária manifestou que a Política de Assistência Social ainda tem muito a melhorar, “mas é inegável que já melhorou bastante com este governo que prioriza o social e acima de tudo o ser humano. Vamos trabalhar ainda mais para reduzir as desigualdades e garantir cidadania e dignidade para a população de Rondônia que mais necessita”.

Rodrigo Costa, presidente do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas), elogiou a atuação da Seas no apoio e suporte que tem dado aos municípios e entidades. além do apoio prestado ao Coegemas que é de está assistindo de forma ininterrupta os problemas que os municípios vem enfrentando com esta política. “Só temos a agradecer ao Governo do Estado que vem sendo atuante nas Políticas Sociais”.

Durante a reunião o presidente do colegiado, Rodrigo Costa, expôs a uma proposta para que seja iniciadas reuniões com objetivo capacitar técnicos que atuam nas politicas de assistência social nos municípios de Rondônia, para que assim os mesmos possam  buscar recursos federais e após possam concluir com louvor o processo com a prestação de contras.

A secretária municipal de assistência social do município de Vilhena, Lizangela Rover,  externou sua felicidade em receber os gestores que saíram de seus municípios com intuito de juntos com os demais busquem soluções e formas melhores de trabalhar com a politica de assistência social, “A política da assistência social é a política mais lembrada em tempos de maior necessidade dos cidadãos, é para estas ocasiões que encontro como este devem ser mais valorizados por todos gestores, uma vez que é preciso mostrar que a assistência social, não é só para ajudar quem precisa a hora, mas que o cidadão venha enxergar que assistência social é uma política que garante os direitos de todos” Pontuou.

Participaram da reunião aproximadamente 60 pessoas entre secretários municipais de Assistência Social e técnicos que atuam na politica.

Texto: Leandro Morais
Fotos: Leandro Morais