PARCERIA

Reunião traça estratégia para viabilizar projetos que ampliem o atendimento socioeducativo em Vilhena

08 de novembro de 2018 | Governo do Estado de Rondônia

Representantes de Vilhena reunidos com técnicos da Fease

Mais oportunidade para melhorar o atendimento dos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas no município de Vilhena foi o eixo temático da reunião que aconteceu nesta quinta-feira (8), na Fundação Estadual de Atendimento Socioeducativo (Fease).

A presidente da Fease, Sirlene Bastos, recebeu em seu gabinete a delegação de representantes de Vilhena, composta pelo vereador Samir Ali; pela assessora jurídica da Câmara de Vereadores, Fabiana Back Locks; e pelo assessor técnico da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), Luiz Lobianco.

A ideia central do encontro foi dar início aos apontamentos técnicos e jurídicos que viabilizem a parceria entre os poderes públicos para a criação de uma fábrica de bolas, onde os socioeducandos possam, ao mesmo tempo, vivenciar terapia ocupacional e laboral por meio da aprendizagem e a confecção bolas. Tudo isso observando a legislação vigente de proteção e garantia de direitos dos adolescentes em conflito com a lei, conforme estabelece o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase).

A reunião afunilou para a construção de uma agenda que será tocada por grupo de trabalho composto por técnicos da Fease, da Câmara de Vereadores e da Semas para elaborarem um projeto, que tem um viés pioneiro para o atendimento socioeducativo não só na cidade de Vilhena, mas também em Rondônia.

Para o vereador Samir Ali, que vem batalhando há bastante tempo por projetos que atendam ao publico juvenil do município, esta é uma oportunidade singular, pois será possível atender de forma inédita essa parcela carente da juventude vilhenense. “A reunião foi muito boa para abrir caminhos onde começaremos a parceria entre o poder público de Vilhena e a Fease para que esse projeto aconteça o mais rápido possível na Unidade Socioeducativa da nossa cidade, dando oportunidade aos adolescentes participarem de algo produtivo e que tenham interesse em fazer para a mudança em suas vidas”, comentou.

PARCERIA

Ao grupo de trabalho de técnicos da Fease, da Câmara de Vereadores e da Semas caberá o trabalho de alinhavar saberes e conteúdos sobre a realidade específica necessária para o atendimento assistencial e socioeducativo em Vilhena e, a partir dai, construir a proposta de parceria entre o poder público municipal e a Fundação.

A presidente da Fease, Sirlene Bastos destaca a importância dessa iniciativa. “Estamos à disposição do prefeito, dos vereadores, de secretários da Prefeitura para debatermos as melhores formas para atender os socioeducandos com ações que somem esforços de integração e que tragam a ressocialização dos nossos jovens. Esta parceria ajudará a nós e ao município”, destacou.