PLANEJAMENTO

Revezamento da Tocha Olímpica em Porto Velho terá comboio de mais de 60 policiais

26 de abril de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

A estratégia de segurança montada para o revezamento da tocha olímpica, que estará em Porto Velho no dia 22 de junho, definiu o emprego de 60 agentes, entre policiais militares e rodoviários federais, além do efetivo da Força Nacional para o comboio que irá cobrir o percurso de 37 quilômetros.

Representantes estiveram reunidos nesta terça-feira

Todo o trajeto será georreferenciado e monitorado via satélite tanto pela Secretaria do Estado de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), quanto pelo Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICCN) em Brasília.

Para ajustar detalhes da organização desse revezamento, representantes dos governos federal, estadual e municipal e do Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016 vem se reunindo frequentemente para alinhar questões referentes ao planejamento, segurança e divulgação do evento. Nesta terça feira (26) foi realizada na Sesdec uma nova rodada de reunião, agora com representantes da prefeitura responsáveis pela área do cerimonial.

A organização da Olimpíada Rio 2016 programou a visita física do símbolo olímpico as cidades cadastradas até maio deste ano, mês em que a começa a “maratona” da Tocha.

Capitais e as principais cidades do interior de todos os estados brasileiros serão contempladas. Na oportunidade da passagem da Tocha Olímpica, acontecerão eventos culturais e esportivos para o reforço turístico e mobilização da comunidade.

A jornada da tocha começou na ultima semana, na Grécia, e foi acesa em Olímpia, cidade-berço das Olimpíadas. Depois, viajará por cidades gregas até chegar a Atenas. Do local citado anteriormente, a tocha seguirá direto para o Brasil num avião, onde deve percorrer em torno de 300 cidades, dos 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal.

Segundo informações do Gerente de Integração da Sesdec (Gisp), Coronel José Hélio Cysneiros Pachá, a tocha Olímpica pernoitará na capital rondoniense.

“Para garantir a ordem no percurso da tocha, está sendo articulada uma operação integrada com todas as forças de segurança. Estaremos trabalhando no evento com “força máxima” objetivando um ambiente tranquilo e seguro”, destacou o coronel Pachá.

Texto: Márcia Martins
Fotos: Arian Oliveira