Governo de Rondônia
28/03/2024

CRESCIMENTO

Rondônia alcança resultados positivos em diversas frentes estratégicas de desenvolvimento no Estado

18 de setembro de 2020 | Governo do Estado de Rondônia

As estradas de Rondônia estão sendo recuperadas e pavimentadas com asfalto de qualidade

A pandemia não parou Rondônia. As estradas estão sendo recuperadas e pavimentadas com asfalto de qualidade, e não casca de ovo. Além disso, o Estado alcançou triplo A em solidez fiscal. Foi reconhecido por ter rebanho bovino livre de febre aftosa sem vacinação. Teve a maior avaliação em transparência em ranking nacional e internacional.

Em entrevistas as emissoras de TV e rádio nessa quinta-feira (17), o governador de Rondônia, Marcos Rocha, destacou que mesmo na pandemia, Rondônia alcança esses resultados positivos em diversas frentes estratégicas, como a assistência social, saúde, segurança pública, infraestrutura e economia, além de manter um posicionamento firme no combate à corrupção.

Os esforços para minimizar os impactos da pandemia fez Rondônia alcançar feitos como destaque em testes da Covid-19 no Brasil, e alta taxa de curados. O governador ainda destacou o diferencial de no Estado o Hospital de Campanha de Rondônia ser de uma estrutura permanente, que ficará para assistência à saúde da população.

Elogiou a atuação do secretário de Estado da Saúde (Sesau), Fernando Máximo, e de todos os profissionais de saúde, aos quais fez homenagem no Dia da Independência. ‘‘São profissionais que arriscam a própria vida, estão trabalhando muito, temos que enaltecer esses profissionais da saúde’’, afirma o governador.

Rondônia está atualmente com apenas três municípios na fase 2 (Distanciamento social seletivo) do Plano Todos por Rondônia: Cacoal, Colorado do Oeste e Vilhena. Os demais municípios seguem na fase fase 3. O governador pediu para que a população mantenha os cuidados simples, mas muito importantes para evitar que o vírus faça mais vítimas no Estado: usem máscaras, mantenham o distanciamento e a higiene ao retornar para casa.

Para aqueles em vulnerabilidade, o Governo através da Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), criou três grandes programas sociais: Mamãe Cheguei com entrega de kits de enxoval para gestantes carentes, Criança Feliz +, que é uma transferência de renda no valor de R$ 100 para incentivar os cuidados com a primeira infância. E o AmpaRO, que funciona com a transferência de renda temporária para os impactados economicamente pela pandemia, o auxílio é no valor de R$ 200, dividido em três parcelas, a terceira foi liberada na quinta-feira (17).

AVANÇOS

A saúde e a assistência social requereram uma atenção especial do Governo nesta pandemia, mas a ordem foi não baixar a guarda nas diversas frentes de trabalho. É assim que o Departamento de Estradas de Rodagens e Transportes (DER-RO), tem avançado na pavimentação e recuperação de estradas. Além da melhoria das estradas estaduais, o Governo ainda incluiu a Estrada de Belmont, via municipal, para melhorar a trafegabilidade e dar dignidade à população.

Ainda no eixo da trafegabilidade, o governador falou da reunião recente que teve no Ministério da Infraestrutura para alinhar ações para as principais rodovias federais que passam por Rondônia, como a recuperação da BR-319, a privatização da BR-364, incluindo a Expresso Porto, que é a RO-005, e a federalização da RO-460, juntamente com parte da 420 e da 421.

No agronegócio, Rondônia é o 5º maior produtor de café do país e o maior produtor de café da região Norte do Brasil. Encontra-se em 7º lugar no ranking nacional de produção de leite e em 1º lugar da região Norte. Ocupa o primeiro lugar no ranking de maior produtor de peixes nativos, e a terceira posição em exportação de tambaqui. Rondônia ocupa a 6ª colocação como maior produtor de rebanho do país e possui cerca de 14 milhões de cabeças de gado.

O governador destacou duas grandes conquistas de Rondônia no agronegócio em ser reconhecido por ter rebanho bovino livre de febre aftosa sem vacinação e também o alinhamento junto ao Governo Federal, através de um convênio entre o Instituto Brasileiro de Reforma Agrária (Incra), e a Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), que permite ao Governo o contrato de servidores para atuar na celeridade da regularização fundiária.

A segurança pública foi equipada com 115 viaturas com alto grau de tecnologia e todas com monitoramento


A segurança pública foi equipada com 115 viaturas de um total de 301 do novo contrato de locação. Veículos com alta grau de tecnologia, muitos deles com câmera e todos com monitoramento. ‘‘São viaturas que são locadas, pois penso que não podemos criar esses grandes depósitos de veículos quebrados, que muitas vezes são inutilizados, então temos que criar melhores condições, por isso locamos viaturas novas’’, explica Marcos Rocha.

E todos esses investimentos se tornaram possíveis através de um trabalho firme na economia. O governador parabenizou toda a equipe da Secretaria de Estado de Finanças (Sefin) pelo empenho. Rondônia, que começou em 2019 com déficit orçamentário, entrou com superávit em 2020 e, mesmo na pandemia, alcançou triplo A em solidez fiscal.

E mais projeções positivas são criadas a partir do trabalho da Superintendência Estadual de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura (Sedi) que tem atraído novos negócios que vão gerar centenas de empregos.

“Em Isaías 43:14, Deus nos ensina que ainda que venham as tempestades, que Ele permite, mas que nós permanecemos firmes, porque Deus também nos diz – Porque eu, o Senhor teu Deus, te tomo pela tua mão direita; e te digo: Não temas, eu te ajudo. E nós estamos sendo ajudados pelo Senhor nosso Deus, Ele está conosco, e Rondônia vai vencer todas as dificuldades em nome de Jesus Cristo”, finaliza o governador, fazendo escolhas corretas que ajudem de fato a população.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Vanessa Moura
Fotos: Frank Néry e Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Economia, Empresas, Governo, Inclusão Social, Infraestrutura, Obras, Polícia, Rondônia, Segurança, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo