Governo de Rondônia
25/04/2024

ESTUDOS E PESQUISAS

Rondônia assina termo de cooperação para melhoramento da infraestrutura da tecnologia da informação no estado

19 de maio de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Nelson Simões, diretor geralda RPN: a pesquisa é imprescindível para o desenvolvimento social e econômico do país

Nelson Simões (centro), diretor geral da RPN: a pesquisa é imprescindível para o desenvolvimento social e econômico do País

O governo de Rondônia aderiu, nesta sexta-feira (19), ao programa da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), parceria que promete revolucionar a infraestrutura de redes avançadas de tecnologia da informação (TI) no estado. A superintendente estadual de Assuntos Estratégicos, Rosanna Souza, definiu o acordo como um momento histórico e que amplia as possibilidades de levar conhecimento em diversas áreas, além de contemplar a área de negócios com reflexos no desenvolvimento regional.

O compromisso foi firmado em rápida cerimônia no Palácio Rio Madeira e foi seguido de reunião técnica.

O acordo trouxe a Rondônia o diretor geral da RNP, Nelson Simões da Silva, que conheceu a Infovia, a infraestrutura de telecomunicação do estado, que utiliza fibra ótica para fazer conexão de alta qualidade entre órgãos públicos e privados, na difusão do conhecimento e desenvolvimento.

Segundo Simões, a pesquisa é imprescindível ao desenvolvimento social e econômico do país. As iniciativas do estado, neste campo, conforme ele, são merecedoras de elogios.

Uberlando Tiburtino, reitor do Instituto Federal de Rondônia, Luiz Marcelo Reis, presidente da Eletrobras Rondônia e Ari Otti, reitor da Fundação Universidade Federal de Rondônia (Unir) também participaram da cerimônia como parceiros que contribuirão para o sucesso do acordo. Eles também falaram sobre a relevância do momento para o desenvolvimento regional.

 

“É o modelo mais bem sucedido que existe no Brasil, um exemplo prático de que pode funcionar aqui e dar frutos, que é o mais importante”, Rosana Souza, superintendente de Assuntos Estratégicos.

 

Rondônia passa por um momento especial, segundo Rosana Souza, pelo fato do governador Confúcio Moura ter como compromisso fazer investimentos e pesquisa e tecnologia voltadas para o desenvolvimento. A adesão ao programa da RPN, segundo ela, confirma esta disposição. “É o modelo mais bem sucedido que existe no Brasil, um exemplo prático de que pode funcionar aqui e dar frutos, que é o mais importante”, definiu a superintendente da Seae. 

O programa da RNP firmado com o governo de Rondônia servirá, também, para o início das discussões sobre o planejamento, implementação de projetos e ações de interesse de gestores públicos e privados comprometidos com a utilização do programa em suas atividades e no desenvolvimento do estado.

Solenidade de assinatura e reunião técnica ocorreu no Palácio rio Madeira com parceiros do projeto

Solenidade de assinatura e reunião técnica ocorreu no Palácio rio Madeira com parceiros do projeto

Segundo o professor Francisco Elder Oliveira, diretor da Fundação de Pesquisa Científica de Rondônia (Fapero), nesta fase será discutido e ajustado o compromisso entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, do qual a RPN faz parte, o interesse de ambos na formalização de um Termo de Cooperação Técnica. A consequência é a mútua cooperação para a ampliação, desenvolvimento e oferta de conectividade de alta velocidade, com qualidade de serviços, capacitação e inovação no uso de redes avançadas.

A rede que prevê a integração global e a colaboração apoiada em tecnologia de informação e comunicação para geração de conhecimento e a excelência da educação e pesquisa, segundo o diretor da Fapero, vai muito mais além, pois favorece o acesso a todas as mídias, podendo servir, por conseguinte, a outros entes do estado, como os hospitais, por exemplo, em suas demandas, entre outros.

PARCERIAS

O sistema, conforme Elder Oliveira, por suas redes avançadas vai possibilitar a interconexão com instituições das áreas metropolitanas, do interior e de longas distâncias, integradas ao backbone – a rede principal da RNP -, com o fim de incentivar e fomentar a universalização do acesso acadêmico, a busca de soluções e alternativas, meios, modelos de uso e sustentabilidade compartilhados que possibilitem estimular e incrementar a aplicação de novas tecnologias como fator de desenvolvimento do Estado.

A RPN promove e desenvolve parcerias públicas e privadas que viabilizam a superação de barreiras de infraestrutura, tecnologia e qualificação, objeto geral do termo de compromisso assinado com o Governo de Rondônia. A ideia é possibilitar a construção de soluções para a comunidade acadêmica, partilhando assim os benefícios e promovendo o desenvolvimento da educação e da ciência e tecnologia para o benefício dos brasileiros.

Leia mais:
Rondônia firma parceria com empresas chinesas visando à adoção de tecnologia para produção de energia sustentável
Encontro reúne empresários e autoridades de Tecnologia da Informação de todos os estados em Porto Velho


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Nonato Cruz e Cleuber Rodrigues
Fotos: Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Convênios, Governo, Infraestrutura, Rondônia, Tecnologia


Compartilhe


Pular para o conteúdo