Governo de Rondônia
28/03/2024

AVALIAÇÃO

Rondônia mantém liderança no índice de transparência com informações sobre a covid-19

18 de abril de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

Rondônia tem sido destaque no Índice de Transparência da covid-19, um importante instrumento de promoção do controle social

O Estado de Rondônia mantém-se consolidado na liderança do ranking nacional do Índice de Transparência da covid-19, uma iniciativa da Open Knowledge Brasil (OKBR) que avalia a qualidade dos dados e informações que têm sido publicados pela União e pelos estados brasileiros em seus portais oficiais. Os 100 pontos adquiridos na avaliação comprovam o comprometimento do Governo do Estado em garantir informações exatas com detalhamentos relativos à pandemia do coronavírus, com todas as medidas e ações desenvolvidas para conter o avanço do vírus.

O Índice de Transparência da covid-19 é um importante instrumento de promoção do controle social. Conforme último boletim divulgado pela OKBR, para avaliar a qualidade dos dados e informações relativos à pandemia, Rondônia tem se destacado com mais disponibilidade e atualização de dados.

O governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha, desde que a pandemia atingiu o Estado, tem sido enfático na preocupação de aumentar as informações para a população. Dessa forma, o Poder Executivo determinou que todos os dados fossem consolidados no Portal do Governo. Somado ao portal, as informações atualizadas podem ser conferidas no Painel Covid-19 Rondônia, pelo endereço eletrônico (https://covid19.sesau.ro.gov.br/).

Após mais de um ano de enfrentamento ao coronavírus, Rondônia continua no topo do ranking, sempre garantindo o máximo de informações com a preocupação de deixar a população ciente de todas as ações, ou seja, para que não pairassem dúvidas e, principalmente, sendo um elo com a sociedade sobre dados precisos e confiáveis. A determinação do governador Marcos Rocha de se levar o maior número de informações, garante precisão para que a população deixasse de ser  “contaminada” por fakes news (falsas notícias). Para tanto, foi disponibilizado aos rondonienses todas as informações sobre a evolução da covid-19 no Estado, bem como notícias diárias envolvendo medidas de enfrentamento ao coronavírus publicadas diariamente no Portal do Governo do Estado (https://rondonia.ro.gov.br/).

Antes mesmo do primeiro caso de covid-19 ser registrado em Rondônia, no dia 20 de março de 2020, o Executivo Estadual passou a priorizar a divulgação de todas as ações e medidas desenvolvidas com sabedoria e muito cuidado para poder vencer a covid-19.

Para a composição do índice, são definidos um conjunto de dados essenciais (conteúdo) e parâmetros para que sejam publicados. Na medida em que a transparência das informações de cada ente corresponde a estes critérios, mais ela contribuirá para agilizar o trabalho interno aos órgãos públicos e facilitar o envolvimento de outros setores da sociedade para construir soluções em conjunto com o poder público.

“O Estado de Rondônia cresceu no quesito divulgar dados sobre o enfrentamento à covid-19. Isso comprova a total transparência que está sendo mantida, além de um maior número de informações que possam deixar a população sempre atualizada”, ressaltou o governador.

A transparência destacada pelo Governo de Rondônia também pode ser conferida nos boletins diários com dados sobre a covid-19. As informações vão desde os gastos, ações desenvolvidas, medidas adotadas para conter o avanço do coronavírus até o número de casos e o que está sendo feito para salvar vidas. No painel, podem ser conferidas informações como: casos confirmados, indicadores, estatísticas, leitos hospitalares e dados atualizados.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Paulo Ricardo Leal
Fotos: Daiane Mendonça e Paulo Ricardo Leal
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo