Governo de Rondônia
26/04/2024

SICONV

Rondônia avança na formação de multiplicadores do Sistema de Convênios do governo federal

15 de julho de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Com a simulação de um convênio entre a União e o Estado de Rondônia, cadastrado com sucesso na própria plataforma do Sistema de Convênios do Governo Federal (Siconv), foi encerrado nessa quinta-feira (14), em Porto Velho, o curso de formação de multiplicadores do sistema. Uma média de 30 servidores públicos do estado aperfeiçoou o conhecimento sobre o manuseio da ferramenta criada para administrar as transferências voluntárias de recursos da União aos estados, municípios, Distrito Federal e entidades privadas sem fins lucrativos.

Servidores participam de curso de atualização

Servidores participam de curso de formação de multiplicadores

Coordenada pela Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), a capacitação representa um dos primeiros resultados da adesão do Estado de Rondônia ao Programa Rede Siconv, um programa criado pelo Ministério do Planejamento com objetivo de estabelecer uma rede nacional de atuação voltada ao tratamento dos diversos aspectos relacionados às transferências voluntárias da união operacionalizadas no sistema. Com a adesão, Rondônia passa a ser o 16º estado inserido na Rede e terá uma unidade gestora da ferramenta na própria Sepog, onde uma série de atividades pontuais será desempenhada para melhorar a operacionalização do Sistema.

O coordenador de Captação de Recursos da Sepog, Ibaldeci Ferreira, caracterizou o evento como de excelente qualidade, e parabenizou o empenho dos participantes durante os quatro dias de realização. Ele informou que nos próximos 30 dias serão realizadas reuniões de alinhamento com as secretarias estaduais para efetivar a implantação da Unidade Gestora do Siconv.

Um dos instrutores do curso de formação, Hugo Marques, disse que se surpreendeu com o interesse e envolvimento dos participantes no treinamento. “Esta foi nossa primeira turma com convenentes fora de Brasília e então achávamos que na hora que os participantes fossem simular o papel de concedentes iríamos encontrar um pouco mais de dificuldade, mas a recepção foi maravilhosa e eles puderam entender e valorizar o outro lado. Todos foram ativos e assimilaram a importância de um trabalho bem feito”, explicou o representante do Ministério do Planejamento.

Também instrutor do curso o técnico do Ministério do Planejamento, Edercio Bento, ressaltou que os servidores, a partir de agora, podem complementar o conhecimento com cursos à distância, mas já estão aptos a transmitirem tudo o que aprenderam. “Agora, eles são extensão do ministério em Rondônia e possuem todo o material e acessos necessários para orientar usuários do Sistema no estado”, destacou.

Para o chefe de Núcleo do Terceiro Setor da Superintendência de Assuntos Estratégicos (Seae), Rafael Vargas, o treinamento foi importante devido as alterações, principalmente relacionadas à legislação, terem sido repassadas. “Como nós na Seae trabalhamos diretamente com algumas organizações que desenvolvem propostas para o Governo Federal será de grande relevância repassar essas informações, contribuindo com novos empreendimentos por meio de recursos federais em nosso estado”, ressaltou Rafael.

A assessora da Política de Inclusão Produtiva da Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), Adirleide Dias, caracterizou o treinamento como fundamental. “A plataforma do sistema está melhor de se manusear e algumas informações foram primordiais para evitar erros cometidos anteriormente”, destacou a servidora.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Jane Carla
Fotos: Alda Melo
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Convênios, Cursos, Economia, Evento, Governo, Rondônia, Servidores, Terceiro Setor


Compartilhe


Pular para o conteúdo