BRITADOR MÓVEL

Novo britador móvel vai processar até duas mil toneladas de calcário por dia, afirma CMR

16 de março de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Vice-governador, Daniel Pereira, participou da apresentação do britador

Vice-governador, Daniel Pereira, participou da apresentação do britador, um investimento de R$ 22 milhões para melhorar a produção de calcário no estado

O vice-governador de Rondônia, Daniel Pereira, acompanhado do secretário de Estado da Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento e Regularização Fundiária, Evandro Padovani; e do direto- presidente da Companhia de Mineração de Rondônia, Gilmar de Freitas Pereira, participou na sexta-feira (13) de uma reunião com autoridades estaduais, municipais, produtores rurais e empresários do setor, em Vilhena, para apresentar o novo britador móvel da segunda usina de calcário do estado. O investimento no equipamento, que irá aumentar a produção de calcário no estado, foi da ordem de R$ 2 milhões.

O conjunto móvel de britagem Bercam CBM 920/900, é montado em um chassi de carreta, tendo capacidade de processamento de até duas mil toneladas de calcário por dia. “Esse conjunto irá fazer a primeira e a segunda britagem, diminuindo o tempo de processamento da rocha em pó. Com o britador móvel, ao invés de trazer a rocha bruta à indústria, ocupando muito espaço, já iremos trazer a brita calcaria”, explicou Gilmar Freitas.

O calcário para fins agrícola é utilizado para corrigir a acidez do solo. Ao mesmo tempo em que faz essa correção, o calcário também fornece cálcio e magnésio indispensáveis para a nutrição das plantas. A aplicação do calcário aumenta a disponibilidade de elementos nutrientes para as plantas e permite a maximização dos efeitos dos fertilizantes e, consequentemente, o aumento substancial da capacidade produtiva da terra.

Para o secretário Padovani, não há localização melhor no estado do que Vilhena para apresentar o britador móvel, pois a região é responsável por 80% dos grãos produzidos em Rondônia. “A determinação do governador Confúcio Moura é que a CMR produza 800 mil toneladas de calcário/ano. Avançamos  muito na produção  do  peixe, carne, frango, grãos e leite. Com a usina em pleno funcionamento, iremos dobrar essa produção. Por isso estamos buscando nas grandes capitais e no exterior, indústrias para gerar emprego e renda a todos os rondonienses”, destacou.

“O ex-governador Jorge Teixeira há 33 anos inaugurou a usina. E hoje, estamos aqui contemplando este monte de ferro. Os povos antigos  adotavam seus deuses, cada um adorava do seu jeito. Alguns olham para isso e só  veem ferro. Mas um produtor  rural olha para esta máquina e vê dobrar a sua produção  de  leite. Olho para o Wesley [Vilaça Melo, presidente do Sindicato dos Pecuaristas de Porto Velho (Sinpec)] e vejo-o colocando mais duas ou três cabeças de animais  por hectares.  Essa máquina  irá fazer a redenção do estado  na produção de calcário”, enfatizou o vice-governador.

Ainda estiveram presentes no evento, os deputados estaduais Cleiton Roque (PSB) e Rosângela Donadon (PMDB); os prefeitos José Rover (Vilhena) e Izael Dias Moreira (Cabixi), além do secretário regional, Ronaldo Davi Alevato; o presidente do Sinpec, Wesley Vilaça; e o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Vilhena (Aciv), Josemário Secco.

Texto: Dhiony Costa e Silva
Fotos: Dhiony Costa e Silva

Agricultura, Agropecuária, Cultura, Distritos, Ecologia, Governo, Inclusão Social, Meio Ambiente, Piscicultura, Rondônia