24/04/2024

SETOR PRODUTIVO

Rondônia celebra a importância do café com o lançamento do Dia do Início da Colheita

10 de abril de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Dia do Início da Colheita do Café foi realizado na Câmara Municipal de Cacoal

Dezenas de produtores rurais, autoridades e representantes de órgãos públicos e associações participaram, na manhã desta sexta-feira (10),  na Câmara Municipal de Cacoal, do lançamento do Dia do Início da Colheita do Café Conilon em Rondônia. Instituído pela Lei nº 3.516, de 17 de março de 2015, o dia já faz parte do Calendário Oficial do Estado e será celebrado, anualmente, no dia 10 de abril.

“O governo tem apoiado a agricultura. Claro que a gente sempre vai estar em busca de mais apoio, mas o que está sendo feito já tem sido muito bom. Se você for comparar com outras atividades, o café está muito bem valorizado. Estou satisfeito com a atividade que escolhi para minha vida”, destacou o agricultor Nivaldo Ferreira Laerte, morador da Linha Figueira, a 38 quilômetros de Cacoal.

Com uma média de produção de 120 sacas de café por hectare, Nivaldo destina 11 hectares de sua propriedade ao cultivo do café. Mas além de plantar e colher os grãos, Nivaldo cultiva também mudas de café clonal. Em 2014, o agricultor produziu 600 mil mudas de café, que foram comercializadas nos estados de Rondônia, Mato Grosso, Acre e Amazonas.

Nivaldo Ferreira expôs o café produzido em sua propriedade

O estado de Rondônia produz atualmente uma média anual de 1,4 milhões de sacas de café e a expectativa, segundo o secretário de Estado da Agricultura, Evandro Padovani, é que esse número chegue a 4 milhões de sacas até 2018. “Com o objetivo de alavancar a produção de café em Rondônia, estamos trabalhando para implantar o Programa de Revitalização da Cafeicultura em Rondônia, para aumentar a produtividade desta atividade no estado”.

Atualmente Rondônia é o quinto maior produtor de café no Brasil e ocupa a segunda posição na produção de café conilon. “Nós estávamos perdendo café em Rondônia, mas fomos à luta e com apoio conseguimos reverter essa situação. O secretário Padovani tem lutado comigo dia e noite, para conseguirmos o possível e o impossível para a melhoria do café, seja através da busca de novos conhecimentos, tecnologias. Tudo isso para garantir a qualidade do nosso café”, enfatizou o presidente da Câmara Setorial do Café, Ezequias Brás (Tuta Café).

André Moreira Nunes, de 85 anos, é um pioneiro não só de Cacoal, mas também da plantação de café. Chegou à região do Castanhal (início da colonização de Cacoal) em 1965 e logo deu início a plantação de café. “Eu e meu pai começamos plantando o café arábica, mas não deu muito certo e mudamos para o café clonal, aí sim deu certo e a família está com ele até hoje. Hoje eu tô aposentado, mas aconselho qualquer um a plantar café pois é uma atividade boa, e que rende bem. Além disso hoje se tem todo o suporte para o cultivo do café em Rondônia”.

“Eu quero cumprimentar de forma fraternal o senhor André Moreira, pois ele é o patrono da cafeeicultura de Rondônia. Nós somos nesse momento um dos maiores produtores de café do país e isso não acontece por acaso. É devido ao esforço de muitos rondonienses que fizeram da cafeeicultura uma das principais atividades deste estado”, destacou o vice-governador Daniel Pereira.

Secretário Evandro Padovani cumprimenta André Moreira, pioneiro da cafeeicultura em Cacoal

Em sua fala, o vice-governador elencou ainda várias ações do Governo de Rondônia que tem alavancado a agricultura do estado. “O governador Confúcio Moura tornou Rondônia auto-sustentável na produção de adubo e aumentou significativamente a produção de calcário com a construção da nova usina. Além disso, outro bom exemplo é a realização da Rondônia Rural Show que este ano chega a sua 4ª edição e oportuniza aos produtores de Rondônia expor a sua produção e buscar conhecimento, novas tecnologias e crédito facilitado junto aos bancos parceiros”.

DESTAQUES

O evento realizado em Cacoal também foi marcado pela realização de palestras. A primeira foi apresentada pelo representante da Nestlé, Pedro Malta. A Nestlé é uma das maiores empresas de alimentação do mundo, com 442 fábricas, em 86 países. A empresa conta com a parceria de 695.000 produtores rurais, espalhados pelo mundo e tem demonstrado interesse no café rondoniense.

Aproveitando ainda a oportunidade, o vice-governador, Daniel Pereira, e o presidente do Banco do Povo, Manoel Serra, entregaram 26 cheques aos pequenos empreendedores rurais e urbanos de Cacoal. Os cheques totalizam um valor aproximado de R$60mil em consiste em empréstimos que o governo tem feito aos pequenos empresários rondonienses.

Texto: Giliane Perin
Fotos: Dhiony Costa e Silva