Governo de Rondônia
Segunda, 28 de setembro de 2020

CONDECORAÇÃO

Rondônia comemora Dia do Soldado destacando feitos que tem elevado o Estado a patamares inéditos de desenvolvimento

26 de agosto de 2020 | Governo do Estado de Rondônia

Cerimônia de comemoração ao Dia do Soldado é marcada pela entrega de medalhas a civis e militares

 

A cerimônia em comemoração ao Dia do Soldado, ocorrida na noite de terça-feira (25) no 5º Batalhão de Engenharia de Construção (5º BEC) substituiu, em época de pandemia, a tradicional formatura pela condecoração aos heróis civis e militares, entre eles o destaque foi para o governador, coronel Marcos Rocha, que tem lutado por Rondônia e comemora o inédito triplo A em solidez fiscal.

O governador Marcos Rocha recebeu do Exército a medalha do Pacificador

Marcos Rocha recebeu a medalha do Pacificador, em deferência ao patrono do Exército, marechal Luiz Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, pelos relevantes serviços prestados. A forte atuação da Segurança Pública em Rondônia também rendeu ao o secretário de Segurança Defesa e Cidadania (Sesdec), José Hélio Cysneiros Pachá, a medalha do Exército Brasileiro.

”É uma comemoração para os soldados, mas também para todos nós que lutamos todos os dias para que nosso Estado e país possa ser engradecido. E essa é uma luta diária, inclusive, estamos lutando contra uma pandemia na qual Rondônia tem se destacado como o Estado que mais testou e que tem alta taxa de curados. Hoje é um dia feliz, onde fui agraciado com a medalha do Pacificador, muito importante. Vamos fazer o melhor para nosso Estado e para nosso país”, assegurou o governador.

O governador também fez a entrega da medalha concedida pelo presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, que resolveu promover do quadro ordinário da ordem de mérito da defesa, ao grau de comendador o comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, general de brigada Luciano Batista Lima.

Coronel Marcos Rocha, entrega medalha concedida ao comandante da 17ª Brigada, general Luciano Batista Lima

”Foi uma honra receber a medalha e poder também agraciar ao governador e outras autoridades que, como marechal, defendem o Estado de Rondônia e defendem o Brasil”, disse o comandante.

Durante a solenidade, ainda foi destacada a missão valorosa dos soldados imbuídos de ultrapassarem os mais diversos desafios, para garantir um excelente serviço prestado à população, e foi feita homenagem ao legado deixado pelo marechal Duque de Caxias, que ao longo de sua trajetória sempre manteve a essência de soldado, respeitando hierarquia, fortalecendo a disciplina e pronto para as missões.

Assim se perpetua esses valores nos soldados de hoje que não medem esforços nas operações para quais são designados seja na faixa de fronteira, na garantia da lei e da ordem, no apoio aos órgãos de segurança e no socorro à população em situações de calamidade, lembrando que assim como o patrono é preciso se entregar de coração a grandeza de missão de servir a sociedade.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Vanessa Moura
Fotos: Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Rondônia, Segurança, Sociedade


Compartilhe