Governo de Rondônia
23/04/2024

DEFESA SANITÁRIA

Rondônia comemora Dia Nacional do Campo Limpo com atividades de conscientização

18 de agosto de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Palestras em escolas esteve entre as atividades

Diversas atividades, como palestras em escolas, pit stop, visita a postos de recolhimento de embalagens vazias de agrotóxico, foram realizadas pela Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron) durante toda a semana para comemorar o Dia Nacional do Campo Limpo (DNCL), celebrado hoje (18) em todo o país.

O DNCL também tem concurso de redação e de desenho para alunos de 5º e 4º anos, respectivamente. A premiação aos vencedores da etapa estadual ocorrerá em Cacoal, no dia 27 de setembro.

A coordenadora do programa de Agrotóxico da Idaron, Eutália da Cunha Alves, explica o DNCL é voltado para a conscientização da população. “O DNCL é uma grande comemoração, quando intensificamos as atividades de divulgação de dados sobre a obrigação de devolver as embalagens e tríplice lavagem”, fala.

De acordo com o Programa de Agrotóxico, em 2016 foram recolhidas 848.459 embalagens de agrotóxicos em Rondônia, apresentando um aumento em relação a 2015 (634.989 embalagens). “Acredito que esse crescimento foi pela conscientização dos produtores”, fala a coordenadora Eutália.

Segundo dados do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (InpEV), em 2016, Rondônia foi o Estado que apresentou a maior taxa de crescimento no recolhimento de embalagens: 58,9%. No Brasil, 44.528 mil toneladas de embalagens vazias tiveram destino ambientalmente correto por meio do Sistema Campo Limpo, representando 94% do total das embalagens primárias comercializadas.

O Brasil é campeão mundial na devolução de embalagens vazias de agrotóxicos, seguido por França (77%) e Canadá (73%). Os compradores de agrotóxico têm até um ano após a compra para devolver a embalagem nos postos.

Leia mais:
 Dia Nacional do Campo Limpo tem recolhimento de embalagens de agrotóxicos


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Amabile Casarin
Fotos: Idaron
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Ecologia, Evento, Governo, Rondônia, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo