Governo de Rondônia
Domingo, 09 de maio de 2021

Doação de sangue

Rondônia comemora neste sábado o Dia Mundial do Doador Voluntário de Sangue

13 de junho de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

4Em comemoração ao Dia Mundial do Doador de Sangue, o hemocentro de Rondônia estará comemorando neste sábado (14), com uma grande festa, sorteio de brindes e apresentação da campanha dos alunos de publicidade da Uniron, “A Felicidade Está no Sangue de Quem Doa”, lançada na terça-feira (10), durante a III Oficina de Comunicação do Governo do Estado. O doador de sangue será homenageado em todas as Unidades do Banco de Sangue. Na Capital, Porto Velho, o evento começará às 9 horas e contará com a participação de bandas, atendimentos médicos, entre outros. Em Ji-Paraná, as comemorações começarão às 7h.

De acordo com o Serviço Social da Instituição, todos os anos o hemocentro realiza essa festa para os doadores. “É uma forma de agradecer e homenagear todos os doadores. Eles são verdadeiros heróis e temos muita alegria de poder retribuir um pouco dessa solidariedade”, diz Maria Luisa, assiste social.

O  presidente do hemocentro, Orlando Ramires, afirma que Rondônia trabalha com planejamento e o banco de sangue sempre atenderá as necessidades da população. “Não podemos deixar cancelar cirurgias, não podemos deixar de atender o cidadão que precisa. Só que não podemos comprar sangue, contamos com a solidariedade do doador voluntário. Essa festa é uma homenagem para todos que salvam vidas o ano inteiro”, enfatiza Ramires.

Em época de Copa do Mundo, os bancos de sangue entram em alerta. A queda no número de doações pode chegar em até 40%, segundo dados do Ministério da Saúde. Em Rondônia, além da campanha dos estudantes de publicidade, o hemocentro está em consonância com o Ministério da Saúde e também aderiu à campanha “Seja para quem for, seja doador”, uma forma de provocar, captar doadores e garantir bolsas de sangue para atender todas as demandas do estado.

Doação

Para se candidatar à doação é necessário ter idade entre 16 e 69 anos, no mínimo 50 kg e portar um documento de identificação com foto, segundo exigência do Ministério da Saúde (MS). No caso dos menores de 18 anos, é necessário estar acompanhado dos pais ou portando um documento de identificação oficial e original dos pais, além de uma autorização formal.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Lu Braga - Assessoria Fhemeron
Fotos: Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Evento, Governo, Saúde


Compartilhe