Governo de Rondônia
28/03/2024

EDUCAÇÃO

Rondônia conquista Medalha de Prata na XIII Mostra Brasileira de Foguetes

06 de novembro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Os alunos Sósteris e Wagner  com a professora Juliana no evento na Barra do Pirai

Rondônia, mais uma vez, é destaque no cenário educacional nacional com as conquistas da Medalha de Prata (Seleção Nacional) e Medalha de Prata + Troféu na 21ª Jornada de Foguetes realizadas durante a XIII Mostra Brasileira de Foguetes, na Barra do Pirai (RJ), no final de outubro, com as participações dos alunos Sósteris Voginsk e Wagner Pimentel e da professora professora Juliana Bessa, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Aluízio Ferreira, localizada em Ji-Paraná.

O evento está inserido na 22ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, e Rondônia, mais uma vez, mostra seu potencial de conhecimento, especialmente com os alunos e professores dedicados em participar das mais diversas Olimpíadas no Brasil.
Inicialmente, 120 mil trabalhos foram inscritos e Rondônia conquistou o segundo lugar.
A coordenadora Regional de Educação de Ji-Paraná, professora Rosângela Marum, parabenizou os alunos e a professora pela conquista dos prêmios e destacou o apoio e o incentivo do governo do Estado na melhoria da qualidade do ensino nas escolas da rede estadual de Rondônia, bem como a participação do secretário de Estado da Educação de Rondônia (Seduc), professor Suamy Vivecananda Lacerda de Abreu na gestão à frente da Seduc.

O governo do Estado, por intermédio do secretário adjunto de Estado da Agricultura de Rondônia, Bruno Sheid, facilitou a participação dos alunos e da professora com a entrega das passagens aéreas.

A Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) é uma olimpíada inteiramente experimental, pois consiste em construir e lançar, obliquamente, foguetes, a partir de uma base de lançamento o mais distante possível, Foguetes e base de lançamentos devem ser construídos por alunos individualmente ou em equipes de até três componentes.

A Mostra Brasileira de Foguetes é um evento à participação de escolas públicas, privadas, urbanas ou rurais inscritas previamente para participar da OBA e/ou MOBFOG.

Participam alunos do primeiro ano do ensino fundamental até os do último ano do ensino médio. A participação dos alunos é voluntária e não há obrigatoriedade de número máximo de alunos ou equipe, mas o ideal é que cada equipe tenha no máximo três alunos.

Os alunos Sósteris, Wagner e a professora Julianas receberam certificado de participação e que também é entregue para os diretores pela participação da escola no evento.

Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Antônio Queiroz
Fotos: Divulgação/Norma Maria Coelho Vieira
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Evento, Governo, Rondônia, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo