Rondônia debate ciência e ambiente

01 de dezembro de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

ciencia

Natureza e ciência entram em pauta em eventos da Sedam e da Embrapa

Ciência e ambiente serão debatidos em Porto Velho, entre 11 e 12 deste mês. Ambos se destinam a público específico e projetam o diálogo entre cientistas, jornalistas e público em geral.

Do Seminário de Avaliação, Planejamento e Gestão Ambiental, promovido pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), no Rondon Palace Hotel, os interessados podem obter informações pelo telefone (69) 3216 1045.

No início de novembro, a Diretoria de Recursos Hídricos da Sedam anunciou a elaboração do planejamento de ações que visam alcançar metas no Pacto Nacional pela Gestão de Águas (Progestão) em Rondônia.

No Hotel Golden Plaza, cientistas e jornalistas participam do Encontro Ciência & Mídia, promovido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), com o tema: “Os desafios da divulgação científica”.

A ciência e a tecnologia estão presentes no dia a dia das pessoas, daí o mote desse encontro. As inscrições são gratuitas, e as vagas limitadas. Elas podem ser feitas pelo telefone (69) 3901 2511 ou pelo e-mail rondonia.imprensa@embrapa

“Ciência & Vida” começará às 19h de quinta-feira, dia 11, com palestras e mesa redonda, prosseguindo na sexta-feira, 12, às 8h.

Durante encontro da Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência (SBPC), em janeiro deste ano, o coordenador do programa “Túnel da Ciência”, Peter Steiner, explicou como funciona o diálogo com as pessoas e o que se tem feito no âmbito científico. Lembrou que existem recursos públicos do Governo Federal em todas as instâncias, porém, o financiamento de projetos é feito mais pelo setor privado.

“Na Alemanha, até pouco tempo a divulgação científica era secundária, e tudo mudou depois do ano 2000, quando foi estabelecido um diálogo científico. Criamos a exposição Túnel da Ciência para mostrar o nosso trabalho. Acreditamos que o público deva ser incluído cada vez mais nos resultados e exposições dinâmicas tornam a ciência mais compreensível”.

“Túnel da Ciência” é uma exposição interativa de educação para as ciências do mundo.

O jornalista Henrique Kugler, pós-graduado em Geografia & Análise Ambiental repórter da revista “Ciência Hoje”, falará a respeito da divulgação científica. O jornalista Jorge Duarte, relações públicas e doutor em comunicação, funcionário da Embrapa desde 1990 e ex-funcionário da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, explicará o funcionamento da Agência Embrapa de Notícias.

O agrônomo e doutor em Economia Samuel Oliveira, ex-chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa-RO, abordará a atuação da empresa na inovação tecnológica e desenvolvimento da agropecuária no estado.

Texto: Montezuma Cruz
Fotos: Marcos Freire