Governo de Rondônia
29/03/2024

PREVENÇÃO

Rondônia define ações para a Semana Nacional do Trânsito

10 de setembro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Reunião definiu as atividades da Semana Nacional do Trânsito em Rondônia

Reunião em Porto Velho definiu as atividades da Semana Nacional do Trânsito em Rondônia

Em reunião nessa quarta-feira (9), no auditório do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO), em Porto Velho, foram definidas todas as atividades da Semana Nacional do Trânsito em Rondônia, que vai de 16 a 25 deste mês, com o tema: ‘Seja você a mudança no trânsito’. De acordo com o pesquisador Carlos Henrique Barros, estudante de medicina da Universidade Federal de Rondônia (Unir), estatística da Organização Mundial de Saúde (OMS) revelam que a cada ano, na América Latina, 50 mil pessoas ficam incapacitadas após acidente de trânsito.

A Semana Nacional do Trânsito iniciará na manhã de quarta-feira (16), no Rondon Palace, em Porto Velho, com o lançamento do termo de cooperação técnica e apresentação dos mascotes e áudio visual das ações de educação de trânsito. Em seguida, Roberta Torres, escritora, coordenadora e professora da faculdade de trânsito do Instituto Brasileiro de Estudos (Ibest), vai proferir a palestra “Panorama da gestão, segurança e educação, como meios para a prevenção da violência no trânsito”.

À tarde e à noite, haverá duas palestras do orador Luiz Sucupira, do blog ‘Sobre Duas Rodas’, sob os temas: “Ande numa boa. Pilote com segurança” e “Técnicas de pilotagem e equipamentos de segurança. Tudo o que um motociclista precisa saber”.

Até o dia 25, serão proferidas diversas palestras em escolas das redes pública e privada, universidades, órgãos públicos e empresas alertando para o perigo no trânsito e os cuidados para evitar acidentes. Também serão realizadas passeatas e blitzes educativas nos principais locais de acidentes, conclamando a população a aderir ao chamamento da campanha nacional: ‘Seja você a mudança no trânsito’.

As mesmas atividades já estão acontecendo, e seguirão durante a Semana Nacional do Trânsito, no interior do estado, a exemplo das passeatas e palestras realizadas em São Francisco do Guaporé, inclusive com apresentações teatrais representando acidentados e as sequelas que ficam para toda a vida. Faixas e panfletos também instruem a população, em especial os alunos do Ensino Fundamental e Médio.

“Um dos destaques acontecerá no domingo (20), no Espaço Alternativo, em Porto Velho, das 8h às 18h, com sorteio de bicicletas para crianças e adultos; e uma simulação de resgate de acidentado, com o uso de ambulâncias e helicóptero mostrando a complexidade da operação”, explicou o major De Lima, comandante da Companhia Independente de Trânsito (Ciatran) da Capital.

Caminhadas e palestras sobre o trânsito foram realizadas em São Miguel do Guaporé

Caminhadas e palestras sobre o trânsito foram realizadas em São Miguel do Guaporé

Outro evento importante é o projeto Motorista da Vez, que acontecerá na ‘Calçada da Fama, na avenida Pinheiro Machado com a José de Alencar), no dia 23, entre 21h e 23h, conscientizando os frequentadores dos bares e boates da região sobre a condução de veículos por pessoas alcoolizadas. Os condutores que passarem no teste do ‘bafômetro’ receberão camisetas e outros brindes.

Para o dia 25, data de encerramento da campanha nacional, será realizada em Porto Velho, a partir das 16h, uma carreata por diversas ruas, com concentração na praça da Estada de Ferro Madeira Mamoré.

“Será um mega evento, tendo à frente cadeirantes, seguidos de pessoas caminhando a pé, todos vestindo branco. Depois vêm ciclistas, motociclistas e, por último, carros e demais veículos de quatro rodas. Queremos ressaltar a importância da vida e também fazer ver que o ser humano vem antes que os meios de transporte. Governo e empresas estão unidos e trabalhando para um trânsito em paz”, disse Gildete Miranda, diretora-técnica de Educação de Trânsito do Detran-RO e coordenadora da Semana Nacional do Trânsito em Rondônia.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Marco Aurélio Anconi
Fotos: Detran
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Evento, Governo, Rondônia, Saúde, Segurança, Sociedade, Trânsito


Compartilhe


Pular para o conteúdo