Governo de Rondônia
23/04/2024

MEIO AMBIENTE

Rondônia discute a construção do Programa de Educação Ambiental e Agricultura Familiar durante oficina em Porto Velho

15 de março de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Construir um plano de trabalho e constituir o grupo gestor do Programa de Educação Ambiental e Agricultura Familiar (PEAAF) de Rondônia são as principais discussões da oficina que está sendo realizada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) nesta terça (15) e quarta-feira (16), na Fatec, em Porto Velho.

Participantes da oficina para definir Programa de Educação Ambiental

Participantes da oficina para definir Programa de Educação Ambiental e Agricultura Familiar

O objetivo do Programa de Educação Ambiental e Agricultura Familiar é contribuir para o desenvolvimento rural sustentável e apoiar a regularização ambiental nas propriedades rurais, no âmbito da agricultura familiar. Ele será elaborado especialmente para o público envolvido com a agricultura familiar, por meio do desenvolvimento de ações educativas, com a construção coletiva de estratégias para o enfrentamento da problemática socioambiental rural.

O secretário adjunto da Sedam, Francisco de Sales Oliveira dos Santos, destacou que são diversos os programas desenvolvidos pelo Governo de Rondônia para atender essas populações rurais e fortalecer a agricultura familiar. Ele disse que o Cadastro Ambiental Rural (CAR) é um instrumento fundamental para auxiliar no processo de regularização ambiental de propriedades rurais.

A consultora técnica do Ministério do Meio Ambiente, Aida Maria Farias da Silva, explicou que a ideia é construir um processo que tenha a cara de cada Estado, seu jeito de fazer e colocar em prática. Por isso que as oficinas estão sendo realizadas com a participação dos governos e sociedade civil organizada que trabalham com as temáticas ambiental e rural.

Depois de constituído, o grupo gestor vai definir e implantar o Peaaf no Estado. A ideia não é ter fundo especifico para o programa e sim inserir ele enquanto concepção de agricultura nos programas de governo que já existem, através da parceria com a Secretaria de Agricultura, Emater e Incra.

Segundo Aida Silva, o Peaaf que visa principalmente uma agricultura produtiva e sustentável é vinculado ao Programa Nacional de Agroecologia, ao Cadastro Ambiental Rural (CAR).

O Programa de Educação Ambiental e Agricultura Familiar (Peaaf) está pronto em vários Estados, sendo três do Nordeste: Piauí, Pernambuco e Bahia; No Centro-Oeste, Goiás e Distrito Federal; no Sudeste, Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais; no Sul, Santa Catarina e Rio Grande do Sul; e na Amazônia Legal só faltam dois municípios: Roraima e Amapá.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Marilza Rocha
Fotos: Rosinaldo Machado
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Capacitação, Ecologia, Governo, Meio Ambiente, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo