DEBATE

Rondônia discute em seminário assistência técnica rural para o Brasil

15 de setembro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

SEMINÁRIO ATER EM 14.09.15 095

Vice-governador, Daniel Pereira, citou medidas e projetos do governo estadual que visam fomentar o setor rural

Rondônia vive uma experiência de sucesso no campo devido à sua vocação e a política para o setor. A afirmação é do vice-governador, Daniel Pereira, que na manhã dessa segunda-feira (14) participou, na sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), em Porto Velho, da abertura dos trabalhos do seminário “A Ater que queremos e o Brasil precisa”, coordenado pela Frente Parlamentar de Assistência Técnica e Extensão Rural da Câmara dos Deputados.

O evento tem caráter nacional e objetiva buscar, em todas as regiões, subsídios essenciais para a construção de uma proposta nacional única para o setor, dirigida especialmente para a assistência técnica no meio rural do Brasil, conforme defendeu o deputado Luiz Cláudio, que integra a Frente Parlamentar em Brasília. O deputado fez um agradecimento especial ao governador Confúcio Moura pelo apoio ao evento e pelo seu esforço em direção ao fortalecimento da agropecuária estadual.

O vice-governador elogiou a iniciativa do deputado e da Frente que integra, destacando a importância e alcance do evento. Segundo ele, o governador Confúcio Moura é um entusiasta da agropecuária, mas não pode participar do evento porque cumpria agenda similar no município de Ariquemes. Daniel Pereira fez questão de citar medidas e projetos do governo estadual que visam fomentar o setor, como a realização da Rondônia Rural Show, as obras das estradas, a distribuição de 52 mil toneladas de calcário em todo o estado, além de uma série de investimentos da produção e industrialização de pescado.

Dividindo a coordenação do seminário em Porto Velho com os deputados federais Zé Silva (MG) e Bohn Gass (RS), e com o apoio de agentes da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater), o parlamentar rondoniense disse que este é um momento ímpar e que está envolvido com a bancada federal no importante trabalho de análise da proposta orçamentária da União, onde pretende incluir sugestões para fortalecer a assistência técnica e extensão rural. Segundo ele, é preciso pensar na assistência técnica como estratégica e como uma política de longo prazo, que potencialize a geração de renda, a agroecologia, a juventude e a sucessão no campo, de modo a manter a continuidade de empreendimentos familiares tão importantes contra o êxodo rural, assim como para fortalecer a economia do País.

Luiz Cláudio citou ainda o que classificou de abuso contra os trabalhadores do Frigorífico Friboi (JBS) em Rolim de Moura, que demitiu cerca de 500 funcionários sem uma causa plausível, motivo pelo qual vai convocar seus proprietários para se explicarem à Comissão de Agricultura da Câmara Federal.

O seminário ocorreu durante todo o dia com debates divididos por temas em mesas específicas, de modo a envolver todos os segmentos, entidades associativas, agricultores e órgãos do governo.

Texto: Cleuber R Pereira
Fotos: Admilson Knight