Governo de Rondônia
Segunda, 23 de outubro de 2017

NEGÓCIOS

Rondônia e Coreia do Sul firmam protocolo de intenção comercial

16 de agosto de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

O Estado de Rondônia firmou cinco protocolos de intenções comerciais com empresários da Coreia do Sul. As tratativas foram firmadas durante visita do vice-governador Daniel Pereira juntamente com o superintendente de Desenvolvimento (Suder), Basílio Leandro de Oliveira e assessores ao país coreano que ocorreu no período de 28 de julho a 8 deste mês.

Vice-governador Daniel Pereira e Basílio Leandro, superintendente de Desenvolvimento estiveram na Coreia do Sul

Daniel Pereira contou quem o vice-prefeito de Espigão do Oeste, Waltinho Lara, trouxe em seu gabinete no dia 22 de maio um empresário coreano, que veio a Rondônia para prestigiar uma feira agropecuária que iria ser realizada naquele município. “Foi ai que surgiu o convite para visitarmos a Coreia do Sul, visando uma parceria comercial e em menos de dois meses estávamos lá e firmamos cinco protocolos de intenções comerciais”, disse o vice-governador.

Daniel Pereira disse que cinco empresas que trabalham com desenvolvimento tecnológico têm interesse em se instalar em Rondônia. A 1ª é uma empresa que faz parte de um complexo de pesquisa, desenvolveu uma lâmpada de led que consome 70% menos energia elétrica e vem com um mecanismo para inserir câmara de videomonitoramento. “Eles querem fabricar ou montar os equipamentos em Rondônia”, afirmou.

A empresa que criou essa tecnologia é a LG Sisten. Daniel disse que já acionou o Consórcio de Prefeitos e também a Associação Rondoniense de Prefeitos de Rondônia (Aron), pois esse é um assunto que interessa a todos os gestores.

A 2º empresa que firmou o protocolo de intenções é Mecen, que está presente em 24 países e produz o XLPE, que é uma espuma que é utilizada na construção civil, que serve de isolante térmico, acústico, anti-impermeabilizante e outras utilidades do lar.

O 3º protocolo de intenções comerciais foi fechado com uma empresa de tecnologia para estacionamento de veículos em locais abertos em que um dispositivo informa ao motorista onde tem vaga e um mecanismo eletrônico mostra ao condutor, quando este for sair com o veículo, qual o tempo de permanência e o valor a ser pago. Todo o procedimento será feito eletronicamente, inclusive o pagamento sem a necessidade do condutor abordado por alguém para efetuar o pagamento.

Daniel Pereira disse que em breve esses empresários virão a Rondônia para apresentar o sistema, a empresa também tem interesse em se instalar no estado.

A BLH é a 4ª empresa que tem interesse comercial com Rondônia. Ela é uma empresa de água e desenvolveu uma tecnologia que quebra as moléculas da água, que fica mais fina, com isso reduz consideravelmente a quantidade do líquido a ser utilizada, bem como a quantidade de adubo e fertilizantes e aumenta a produtividade da cultura. Serão montados dois campos experimentais em Rondônia, um no Centec Abaitará e outro na área onde é realizado o Rondônia Rural Show em Ji-Paraná.

E a 5ª empresa interessada em se instalar em Rondônia é a Telemedicina, que criou um conjunto de equipamentos que possibilita o médico atender o paciente e realizar exames, mesmo estando a quilômetros de distância.

Daniel Pereira disse que o segundo objetivo da visita a Coreia do Sul foi abrir mercado para os produtos de Rondônia. O país tem 50 milhões de habitantes, é um quarto da população brasileira e um território de 100 quilômetros quadrados e sua população adora tomar café, tem cerca de 90 mil cafeterias. “O nosso café é o principal produto de interesse dos coreanos”, disse o vice-governador.

 


Fonte
Texto: Eleni Caetano
Fotos: Esio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Brasil, Economia, Educação, Empresas, Governo, Meio Ambiente, Municípios, Piscicultura, Rondônia, Rondônia Rural Show, Saúde, Segurança


Compartilhe


Twitter
Facebook
Youtube
YouTube