Governo de Rondônia
28/03/2024

DIPLOMACIA

Rondônia e Itália têm interesse em fortalecer relações comerciais

05 de abril de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

O estado de Rondônia e a Itália devem ampliar as relações comerciais a partir de interesses comuns. O assunto foi tratado nesta quarta-feira (5), na visita que o cônsul italiano Michele Pala fez ao governador Confúcio Moura, no Palácio Rio Madeira.

A industrialização do pescado e o intercâmbio na área de móveis estão entre os itens que terão atenção especial nas tratativas que serão mantidas entre empresário dos dois países.

Confúcio Moura presenteou o cônsul Michele Pala com uma réplica de uma locomotiva da Estrada de Ferro Madeira Mamoré

Confúcio Moura recebeu o cônsul da Itália nesta quarta-feira

Durante a audiência, em que o cônsul esteve acompanhado do correspondente consular Claudio Guastela e do desembargador Walter Valtemberg, Confúcio Moura fez uma explanação da participação italiana no desenvolvimento do estado.

O governador citou as obras que organizações italianas mantém em Rondônia, como o a comunidade Família Rosetta, em Porto Velho, o Hospital São Daniel Comboni, em Cacoal. O trabalho é feito com voluntários mobilizados pelas entidades.

Confúcio destacou o caso do hospital de Cacoal, que foi construído com a participação de dinheiro e engenheiros italianos. “A estrutura envolve ainda um organizado serviço de acolhimento para acompanhamento dos pacientes. Não há nenhum outro lugar igual do estado”, disse o governador.

Sobre as atividades da organização Família Rosetta, o governador disse que o serviço prestado no tratamento de dependentes químicos é importante e reconhecido pelo estado. Confúcio também fez referência a atuação nas áreas de saúde e educação mantido pelas irmãs marcelinas na capital.

Confúcio disse ao cônsul que o estado tem parte de sua história constituída pela intervenção de italianos.

Michele Pala ficou muito fez em saber que italianos prestaram e continuam prestando tantos serviços a Rondônia. Ele revelou que pretende receber e tratar com empresários rondonienses do

potencial comercial que pode ser explorado pelas partes.

Michele e Confúcio também abordaram as questões burocráticas comuns ao comércio, sobretudo em um país, como a Itália, que faz parte da Comunidade Europeia e, por isto mesmo, tem mais exigências. Para o cônsul, há situações onde a receptividade é maior, o que constitui fator positivo.

O governador também convidou o cônsul para participar de uma das reuniões do Fórum de Governadores do Brasil Central, que envolve, além de Rondônia, os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Goiás e o Distrito Federal. “Lá, tratamos dos mesmos interesses e em bloco”, explicou.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Nonato Cruz
Fotos: Bruno Corsino
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo