Governo de Rondônia
25/04/2024

DESENVOLVIMENTO

Rondônia e Ministério da Integração definirão eixos de investimentos

20 de janeiro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

IMG_7508_ copiaEleger prioridades e divulgar o espírito empreendedor do Estado são metas do governador Confúcio Moura para atrair novos investimentos e fortalecer vocações econômicas existentes. Com esse objetivo, membros do grupo de acompanhamento da elaboração do Plano de Desenvolvimento Estadual Sustentável (PDES/RO) estiveram em Brasília visando ajustá-lo com diretrizes para próxima oficina, que deverá ocorrer até março próximo.

Por meio da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), as discussões deverão apontar, entre os diversos caminhos levantados anteriormente, quais as prioridades de investimento em cada uma das dez regiões de planejamento do Estado. A iniciativa representa oportunidade de valorização do trabalho do homem no campo nas áreas de agricultura, pecuária e agronegócio, além de oportunizar investimentos nas agroindústrias e em outros setores que caracterizam a economia de Rondônia.

A exemplo das primeiras oficinas promovidas para construção do diagnóstico situacional, representantes das instituições públicas, privadas, de ensino e da sociedade civil organizada debaterão quais políticas públicas do Estado e da iniciativa privada serão trabalhadas para o fomento dos setores escolhidos como determinantes para promover o desenvolvimento das regiões.

“Depois da apresentação das vocações, os participantes definirão o que deverá ser priorizado, pois são os maiores conhecedores dos setores produtivos fundamentais para dinamizar a economia de cada região”, explicou uma das coordenadoras do programa, Bianca Rodrigues. Segundo ele, o debate revelará formas de parceria e de captação de recursos para esses eixos.

Resultados positivos

“Caracterizo como um aprendizado pela troca de informações com técnicos de outras áreas, de forma que o processo foi muito enriquecedor e creio que proveitoso para o planejamento do Estado”, diz o economista e professor universitário e economista, Sílvio Persivo. Ele tem participado das oficinas e aprova a iniciativa e, graças à participação nesses trabalhos, conheceu outros programas do Governo.

Para Persivo, o PDES é de suma importância para Rondônia: “É preciso que se tenha uma visão do futuro, dos problemas, vantagens e necessidades, para que se melhore a qualidade de vida e se aproveite melhor os recursos disponíveis. O PDES é o resgate de um planejamento de longo prazo que faltava no Estado.”


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Jane Carla
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Economia, Governo, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo