Governo de Rondônia
28/03/2024

Rondônia estabelece contatos para indústrias de couro e calçados

24 de março de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

Uma comitiva de representantes do Governo do Estado e empresários rondonienses visitou, neste final de semana, o parque de exposições da FIMEC – Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes, em Novo Hamburgo (RS). O objetivo da visita foi estabelecer contatos para a atração de indústrias e de tecnologia do setor para o estado de Rondônia.

Rondônia estabelece contatos para indústrias de couro e calçados

De acordo com o secretário-adjunto da Seagri, Adilson Júlio Pereira, a implantação de instalações industriais para o beneficiamento e transformação do couro em calçados, roupas e outros itens de vestuário, além das indústrias de móveis e de automóveis, é um sonho que poderá ser concretizado.

“Rondônia é um grande estado produtor de couro, anualmente produzimos mais de 2,2 milhões de peças para o mercado nacional e internacional, agora precisamos agregar valor a essa matéria-prima, que por enquanto deixa o estado em sua primeira fase de beneficiamento, que é o couro wet-blue”, diz Adilson.

O primeiro passo para a atração de novas tecnologias está sendo dado com a instalação de uma escola-indústria, voltada para a formação de mão-de-obra especializada. Diretores do Instituto de Tecnologia do Couro e Calçados de Rondônia (ITTECCRO), que integraram a comitiva até Novo Hamburgo, estão empolgados com as possibilidades do novo projeto.

“Recentemente, recebemos a doação de uma área em Cacoal, com 20,4 mil metros quadrados, do empresário Marcos Stecca, onde será implantada a escola-indústria do couro, em parceria com o Governo do Estado”, explicou o presidente do instituto, Wille Marques.

A Fimec é a maior feira do setor em toda a América Latina e está em sua 38ª edição. Realizada anualmente em Novo Hamburgo, contou entre os dias 18 e 21 de março com a participação de empresários e industriais de 30 países. A comitiva rondoniense teve as presenças do secretário Adilson Júlio Pereira, do coordenador da Consic/Seagri, Marcio Martins, e dos diretores do ITECCRO, Wille Marques, Edegar e Elizeu Felix.

Texto: Sandro B. André
Fotos – Assessoria Seagri
Decom – Governo de Rondônia


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agropecuária, Indústria, Tecnologia


Compartilhe


Pular para o conteúdo