Governo de Rondônia
25/04/2024

BAIXO MADEIRA

Rondônia estuda inserção do conhecimento tradicional de ribeirinhos no ensino público

30 de janeiro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

governador visita escola do ditrito de nazaré (49)

Confúcio: lista de problemas lida no ato

Distrito de Nazaré dispõe do único colégio do mundo construído no meio da floresta

A Escola de Ensino Fundamental e Médio Professor Francisco Desmoret Passos, em funcionamento desde 2013 no distrito de Nazaré, é o primeiro colégio da rede pública estadual a iniciar estudos para contratar por meio de seleção simplificada professores “oficineiros”.

A nova modalidade de contratação pelo Conselho Escolar é prevista no artigo 8º da Lei 3.481 (15/1/2014) e única alternativa para sanar também o problema da falta de professores em várias outras especialidades.

Estudos anunciados quinta-feira (29) pelo governador Confúcio Moura durante a primeira ação itinerante do segundo mandato na região do Baixo Madeira visam dotar a escola de todas as condições para tornar possível também, a partir do ano letivo que se inicia dia 3 de fevereiro, a inclusão do conhecimento tradicional no ensino público. Isso privilegia aulas a partir de relatos de pescadores, agricultores e caçadores, sobretudo a respeito das tradições culturais locais.

Na audiência com pais de alunos e lideranças comunitárias dos distritos de São Carlos e Nazaré, duas das três comunidades mais atingidas pela cheia do rio Madeira em 2014, o professor Roberto Rodrigues de Melo, de 50 anos foi eleito diretor por indicação de representantes da comunidade e da escola. O governador conduziu a escolha.

Diversidade impressionante

“Já vim aqui várias vezes e cumpri 80% dos compromissos firmados com vocês. Agora preciso do apoio de todos para transformar esta escola num modelo para o Brasil e o mundo”, disse. Ainda segundo o governador, o distrito de Nazaré dispõe do único colégio do mundo construído no meio da floresta, aonde a pessoa chega e fica com a impressão de estar num “jardim botânico” tamanha é a diversidade de espécies da flora da Área de Proteção Ambiental que circunda as salas de aula, biblioteca, laboratório, sala de música e uma quadra poliesportiva coberta. “É daqui o grupo musical ‘Minhas Raízes’ que se apresentou na Rio + 20 e divulgou as tradições culturais ribeirinhas num evento internacional”, lembrou Confúcio Moura.

O grupo é liderado pelos professores e músicos Tim Maia e Roberto Melo, respectivamente, vice-diretor e diretor eleito. Após a apresentação no Rio de Janeiro, os integrantes que fabricam os próprios violões e tambores com madeira reciclável gravaram um CD. A faixa de maior sucesso é a música “Caminhos do Rio”, que o governador ouviu antes de retornar a Porto Velho.

Aulas na floresta

governador visita escola do ditrito de nazaré (20)

Governador não quer esvaziamento da região ribeirinha

O ambiente na escola é apontado pela Seduc como um dos mais adequados para os professores de Ciências, Botânica e Música lecionarem disciplinas dos cursos de agroecologia e música. Na Área de Proteção Ambiental (APA) que circunda o colégio, o governador propôs a abertura de trilhas para incentivar os 290 alunos matriculados a participar mais das atividades práticas.

A ideia, de acordo ainda com o governador, é também atrair a atenção de estudantes do ensino médio e universitários de outros municípios e estados a conhecer o novo modelo de educação proposto para a região. O objetivo é qualificar alunos do ensino fundamental e médio nas especialidades de agricultura e música, criar alternativas para o desenvolvimento regional e difundir as práticas de musicalidade que ajudarão no processo de fixação do homem na região e formação dos futuros professores da escola.

governador visita escola do ditrito de nazaré (54)

Abraçado à menina Amanda Eloísa: “Sonho a realizar”

Confúcio pediu à comunidade, alunos e professores para que o ajudem a transformar o colégio numa referência e vença concursos nacionais e internacionais como um dos primeiros a investir na formação de filhos de ribeirinhos em agroecologia e música.

“Um modelo que ajude a realizar o sonho dessa criança, por exemplo,” disse o governador. E abraçou a menina Amanda Eloísa Barbosa, de seis anos, que acompanhava a mãe Gigliane Cristiano dos Santos.

Participaram ainda das atividades a secretária estadual de Educação, Fátima Gavioli, a coordenadora regional de ensino de Porto Velho, Irani Oliveira Moraes, e a ex-secretária de Educação da Capital, Fátima dos Anjos.

Fátima Gavioli ressaltou o interesse do portal Google em apoiar projetos de desenvolvimento sustentável no mundo todo, e citou o exemplo da parceria com os índios Paíter-Suruí, em Cacoal. Diante do interesse do portal, segundo a secretária, o governo convidará os administradores para conhecerem a escola e seu novo modelo pedagógico.

Passarela

O projeto da passarela em concreto com 180 metros de extensão foi refeito e o governo liberou um aditivo para que seja alargada em 15 metros de cada lado. A obra foi paralisada ano passado por causa da enchente que soterrou parte da construção.

nazaré (11)

Passarela: projeto une parte baixa da vila à terra firme

Agora entrou em fase de conclusão, de acordo com o diretor do Departamento Estadual de Obras Públicas (Deosp), engenheiro Mirvaldo Moraes de Souza.

A obra interligará, definitivamente, a parte baixa da Vila onde moram cerca de 320 famílias à área de terra firme onde foi construída a escola. Dará também maior acesso aos atingidos pela cheia que serão transferidos para a nova área de assentamento adquirida pelo governo e que depende apenas de obras de terraplenagem para doação à prefeitura de Porto Velho, responsável pela demarcação e entrega dos lotes urbanos às famílias dos atingidos.

professor Roberto Rodrigues de Melo (3)

Professor Roberto de Melo aceitou a nova missão

A previsão é de que os serviços de infraestrutura sejam concluídos entre fevereiro e março.   Representantes das comissões dos atingidos pela enchente e os administradores Ednaldo Medeiros (São Carlos) e Pedro Bastos da Silva (Nazaré) acompanharam a audiência que durou cerca de  duas horas.

Durante os despachos, o governador tranquilizou os moradores quantos às notícias sobre riscos de nova enchente.

Lembrou que, tanto a Coordenadoria Estadual da Defesa Civil Estadual quanto a municipal estão atentas e monitoram diariamente o nível dos rios da região, retirando inclusive moradores que retornaram para as áreas de risco na Capital.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Abdoral Cardoso
Fotos: Esio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Água, Assistência Social, Capacitação, Cultura, Distritos, Educação, Governo, Inclusão Social, Infraestrutura, Legislação, Meio Ambiente, Obras, Piscicultura, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade, Solidariedade, Transporte, Turismo


Compartilhe


Pular para o conteúdo