VIDA NOVA

Rondônia faz transplante de rim entre doadores vivos

29 de janeiro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Jackson: começando novo ciclo de vida

Jackson   Rodrigues de 24 anos, morador do município de Jaru, sofria com problema renal há mais de três anos. Há dois anos ele fazia hemodiálise com frequência, acompanhado por médicos, entretanto, não encontrava doador compatível para o transplante.

Foi aí que sua mãe, Valdenira Rodrigues, 50, fez exames que comprovaram a compatibilidade para a doação. E quis doar um dos seus rins. Feita a cirurgia no Hospital de Base Ary Pinheiro em Porto Velho, doadora e transplantado estão bem. Segundo o diretor executivo do HB, Rodrigo Bastos, transplantes de rins bem sucedidos ocorrem no hospital há mais de três anos, embora em 2013 e 2014 o procedimento tenha acelerado. A central de Transplante conta com equipe médica 24 horas de plantão para captação do órgão em qualquer lugar do estado.

“Este é um dos serviços para os quais o governador Confúcio Moura dá prioridade”, comentou o secretário estadual de saúde, Williames Pimentel.

Valdenira Rodrigues: amor de mãe

Lembrou que o transporte de pacientes e a pronta designação de equipe médica no HB visam atender a todo o estado na captação de rins, sob a responsabilidade do médico  urologista Alessandro Prudente.

Este é o 12º transplante renal feito no estado, e o segundo entre doadores vivos, com êxito. A doadora já recebeu alta médica e o transplantado continua em observação no HB.

Texto: Antônia Lima
Fotos: Ítalo Ricardo

Assistência Social, Distritos, Governo, Inclusão Social, Meio Ambiente, Polícia, Rondônia, Saúde, Sociedade, Solidariedade