Governo de Rondônia
Terça, 25 de setembro de 2018

AMAZÔNIA EM PAUTA

Rondônia inicia dia 21 série de debates sobre desenvolvimento econômico regional no Exame Fórum da Amazônia

06 de março de 2018 | Governo do Estado de Rondônia

Mais riqueza e mais sustentabilidade – Como deve ser o próximo salto competitivo da Amazônia. Com este tema em tom de questionamento, Rondônia iniciará no dia 21 de março importantes debates sobre o desenvolvimento econômico da região, durante o Exame Fórum Amazônia, uma iniciativa da revista Exame, especializada em economia e negócios, que tem o governo estadual como patrocinador. O evento, destinado a empreendedores, representantes do governo, acadêmicos e consultores, acontecerá das 8h30 às 12h, na Faculdade Porto, em Porto Velho, com palestras ministradas por empresários, consultores, economistas e autoridades do governo, com foco nas variadas modalidades de exploração dos potenciais da Amazônia, do agronegócio à mineração, encerrando com um talk show sobre o cenário político e as eleições deste ano.

As vagas são limitadas. Inscrição pode ser feita Aqui.

O redator-chefe da Exame, José Roberto Caetano, explicou que o fórum colocará em pauta várias frentes como alternativas de desenvolvimento da região amazônica, fazendo uma abordagem também sobre o valor da floresta em pé e as soluções para os gargalos logísticos da região.

Floresta plantada de pinus em Vilhena

As abordagens serão iniciadas pelo governador Confúcio Moura com a exposição do painel “Rondônia preparada para o futuro”, seguido do economista-chefe da Consultoria MB Associados, Sérgio Vale, com a palestra sobre “Recuperação da economia e as perspectivas de 2018 e 2019”, que após uma conversa no palco, um momento para questionamentos, abrirá espaço para o diretor da Consultoria Agroicone, Rodrigo Lima, debater “O potencial da agricultura, da pecuária e da agroindústria na Amazônia”, com a secretária estadual da Agricultura, Mary Braganhol; e o chefe-geral da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa-RO), Alaerto Luiz Marcolan.

O evento ainda terá palestras sobre “Negócios e sustentabilidade, uma parceria ganha-ganha” e “As soluções para os nós logísticos da região Norte”; e debates sobre “Como aproveitar, sem devastar, a grande riqueza verde’, com a participação do prefeito de Manaus (AM), Arthur Virgílio Neto; e “Os projetos que podem melhorar o escoamento e a integração na região”, tendo entre os debatedores o superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RO), Valdemar Camata Júnior. O talk show sobre as eleições será comandado por Lucas Aragão, cientista político e sócio da consultoria Arkos.

O Fórum será transmitido em vídeo e via redes sociais, com cobertura da Exame e reportagem especial sobre o assunto que coloca Rondônia no centro das discussões sobre os avanços econômicos em contraposição à crise vivenciada em outras regiões brasileiras.

A ideia, conforme José Roberto, é realizar mais uma etapa de debates em Manaus (AM) e Belém (PA) em datas ainda não confirmadas.


Fonte
Texto: Veronilda Lima
Fotos: Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Água, Brasil, Ecologia, Economia, Empresas, Evento, Governo, Indústria, Infraestrutura, Meio Ambiente, Municípios, Rondônia, Sociedade


Compartilhe