Governo de Rondônia
Terça, 12 de novembro de 2019

INOVAÇÃO

Rondônia inova com criação de Sistema Unificado de Serviço de Inspeção Estadual

06 de novembro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

A nova ferramenta é desenvolvida pela equipe da EpR

O Poder Executivo do Estado de Rondônia tem buscado meios inovadores de levar os serviços oferecidos a todos os cidadãos. Em Porto Velho, no Palácio Rio Madeira, no 6º andar do prédio Rio Cautário, a gerência de desenvolvimento da Superintendência do Estado para Resultados (EpR) cria o Sistema Unificado de Serviço de Inspeção Estadual para a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron). O sistema está sendo desenvolvido para registrar e certifica estabelecimentos, além de registrar rótulos.

Inovando esse trabalho é possível definir fluxo, trazer mais transparência, ter menos gasto com uso de papel, melhorar o acompanhamento do processo, obter menor tempo entre entrega e análise e oferecer maior celeridade aos processos. Com o sistema, aumenta organização, novo meio de gerenciar os arquivos e geração de documentos.

Para essa nova criação, está em desenvolvimento uma ferramenta para ser dinâmica, ter fácil comunicação e se tornar interessante para novos produtores, ter facilidade ao gerenciar os arquivos e documentos gerados, desburocratizar a administração pública e centralizar as informações com melhor qualidade do serviço. Poderá ser usado por fiscal, proprietário, médico veterinário (Idaron), laboratório e público geral.

Esse sistema vai ajudar o trabalho da Gerência de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Gipoa), que vai poder emitir e controlar Dare, consultar dados, emitir relatórios de vistoria, inserir documentos, aplicar check-list (indústria, agroindústria, vistoria). Designar fiscais, notificar alertas de prazos, agendar vistorias, registrar rótulos e trabalhar com formulário de inspeção offline.

Outra ferramenta que vai facilitar o trabalho com o uso do sistema é a  integração direta com o Diário Oficial de Rondônia para publicação. De acordo com o superintendente da EpR, Coronel Delner Freire, além dessa integração esse serviço, vai contar com integração da Junta Comercial e Secretarias de Estado de Finanças (Sefin).

Todos os sistemas desenvolvidos pela EpR podem ser aperfeiçoados, e para criação dessa nova ferramenta foram priorizados esses serviços, podendo ainda ser implementados com notificação de vencimentos e agenda do fiscal, assim como outras atividades que vierem futuramente.

Leia mais:

Plataforma do Governo de Rondônia é referência para a implantação do sistema no Acre

Ações são executadas para garantir segurança de serviços e sistemas do Governo de Rondônia

Superintendência do Estado para Resultados vai desenvolver e-Dívida, sistema que vai gerir pagamento de R$ 1,5 bilhão em precatórios


Fonte
Texto: Maximus Vargas
Fotos: Maximus Vargas e Jeferson Mota
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Brasil, Governo, Municípios, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade, Tecnologia


Compartilhe