Governo de Rondônia
Quinta, 16 de setembro de 2021

PRESERVAÇÃO

Rondônia intensifica recuperação de nascentes para conter rebaixamento do nível de lençol freático

01 de outubro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Nascente recuperada em Cacoal

Nascente recuperada em Cacoal

Com a crescente falta de água registrada nos estados do Sudeste e do Nordeste do Brasil e em várias partes do mundo, que tem provocado racionamentos, o Governo de Rondônia tem intensificado a recuperação de nascentes nos 52 municípios do Estado.

O objetivo é desobstruir o curso das nascentes, a fim de que o constante rebaixamento do lençol freático seja contido e retorne aos níveis normais, como explica Hélio Dias, presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de Rondônia (Faperon) e Sistema Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RO), entidades parceiras do projeto, que é desenvolvido por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento e Regularização Fundiária (Seagri), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), prefeituras, Ministério Público Ambiental (MP-RO) e Batalhão de Polícia Militar Ambiental de Rondônia (PM-RO).

Evandro Padovani, secretário da Seagri, lembra que este trabalho já é realizado no Estado e que o modelo desenvolvido pelo Chefe do Núcleo de Pesca da Seagri de Cacoal, Vilmar Kemper, será disseminado junto às prefeituras, associações rurais, proprietários de terras, pecuaristas, agricultores e piscicultores. “A capacitação de técnicos multiplicadores e palestras para estudantes da rede pública de ensino são determinantes para o sucesso da conscientização e preservação das nascentes em nosso Estado”, acrescenta o secretário.

Mapeamento das nascentes que alimentam o rio Pirarara em Cacoal

Mapeamento das nascentes que alimentam o rio Pirarara em Cacoal

Kemper, especialista em recuperação de nascentes, diz que há como evitar os problemas enfrentados pelos estados do Nordeste e Sudeste do país, que têm sofrido com o baixa dos reservatórios e racionamento de água. “Criamos um método simples e rápido para a recuperação das nascentes em todas as propriedades de Rondônia, com o acero da área; tratamento da terra (para maior absorção da água); desvio de enxurrada; plantio de espécies nativas (árvores da região amazônica) e construção de muros de arrimo feitos de pedras”, explica.

Por ordem do governador Confúcio Moura, mapeamentos estão sendo realizados, a fim de destinar recursos e equipamentos para que os técnicos realizem os treinamentos e possam acompanhar as ações de recuperação das nascentes em cada um dos 52 municípios. “Sabemos das dificuldades e dos desafios, mas não podemos aceitar que os rondonienses, a fauna e a flora venham a sofrer com a falta de água, indispensável para a vida”, diz Evandro Padovani.

 

,


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Marco Aurélio Anconi
Fotos: Seagri
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Água, Capacitação, Ecologia, Economia, Educação, Governo, Piscicultura, Rondônia, Saneamento, Saúde


Compartilhe