Governo de Rondônia
Sábado, 15 de maio de 2021

PREVENÇÃO

Operação Carnaval conscientiza comunidades ribeirinhas

21 de janeiro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

A partir de segunda-feira (26) Rondônia iniciará a Operação Carnaval Disque 100,  pelo  fim da violência contra crianças e adolescentes.  O governo estadual  liberou o barco da Secretaria de Assistência Social (SEAS) para percorrer comunidades ribeirinhas do Baixo Madeira no trabalho de conscientização da população sobre a incidência dessas práticas em Rondônia.

Diversos representantes dos poderes públicos participarão da operação, sobretudo, protegendo-os e ensinando ribeirinhos a respeito das maneiras como podem denunciar atos de violência contra crianças e adolescentes: discando 100.

BARCO SEAS

Autoridades irão ao Baixo Madeira no barco da SEAS

O barco percorrerá o Baixo Madeira com equipe formada pelo Governo Estadual e por integrantes da Rede Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes. A Rede anda de mãos dadas com o Governo. É composta por diversas instituições públicas e ONGs da Capital rondoniense.

A Operação Carnaval deste ano chega com uma novidade: além dos trabalhos do Disque 100, organizadores têm parceria com o Hemocentro Estadual, buscando garantir o estoque de sangue para os dias de folia. A partir de agora e ao longo das próximas semanas a campanha abordará temas relativos aos direitos fundamentais das crianças e adolescentes.

“Proteção é prioridade do Governo de Rondônia e para que esse direito seja garantido a SEAS atende às determinações constitucionais”, afirma o secretário Márcio Félix. Segundo ele, é preciso compartilhar essa prioridade entre Estado e sociedade, incluindo aí o importante papel da família. “Fazemos tudo para protegê-los. Nossas ações estão focadas no Estatuto da Criança e do Adolescente. Esse trabalho do barco será fundamental para coibir a violação desse direito”, explica o secretário.

HemocentroMarcio ainda reforça essa parceria entre as Secretarias Estaduais. “Nos unimos e fortalecemos ainda mais os trabalhos. É o caso do Hemocentro, que a partir de agora, estará em todos os nossos materiais publicitários. Faz parte dos direitos humanos garantir sangue para os dias de folia”, enfatizou.

Operação Disque 100

Na próxima sexta-feira (24), às 9h, o Governo de Rondônia participará do lançamento da camiseta da Banda do Vai Quem Quer, o maior bloco carnavalesco da região norte do País. Essa parceria reforça os trabalhos de responsabilidade social que o Estado já executa. O bloco distribuirá o material da campanha para os foliões e conscientizará a todos sobre o combate  do abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, e também as doações de sangue para os dias de folia.

A partir da 17 h de domingo (25) haverá grande mobilização no Espaço Alternativo. Nessa oportunidade, cidadãos poderão usar fantasias diferentes e boas – fantasias de solidariedade.

1 - Itiruçu Noticias  (6)


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Lú Braga
Fotos: Luana Lopes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Assistência Social, Cultura, Distritos, Ecologia, Educação, Governo, Inclusão Social, Obras, Rondônia, Saúde, Servidores, Sociedade, Solidariedade, Trânsito, Transporte, Turismo


Compartilhe