Governo de Rondônia
18/04/2024

Segurança nos presídios

Rondônia monta esquema de segurança nos presídios para o Réveillon

30 de dezembro de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

Secretário de Justiça em entrevista para a TV Rondônia

Secretário de Justiça em entrevista para a TV Rondônia

Um esquema especial de segurança foi montado nas unidades prisionais de Rondônia por causa das festas de final de ano, segundo anunciou na manhã desta terça (30), em entrevista na TV Rondônia, o secretário de Justiça, Coronel Marcos Rocha.

O secretário informou que a Secretaria de Estado de Justiça (Sejus), integra, juntamente com Polícia Militar, a Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros, o Sistema Estadual de Inteligência e Segurança Pública (SEISP).

Segundo ele, os estabelecimentos penitenciários estão incluídos na Operação “Fim de Ano”, com um esquema montado pela Polícia Militar para o policiamento externo e intramuros, onde a segurança está sendo aumentada para  evitar tentativas de fugas,  garantindo a segurança, a estabilidade e o funcionamento no complexo penitenciário em Porto Velho.

“Os agentes penitenciários, com o apoio dos policiais da Companhia de Operações Especiais (COE) já haviam feito uma ação preventiva no início do mês, onde foram realizadas revistas de segurança na Penitenciária Estadual Edvan Mariano Rosendo (Panda), na Casa de Detenção Dr. José Mário Alves da Silva (Urso Branco) e na Penitenciária Estadual Ênio Pinheiro. Foram encontrados e retirados materiais não permitidos de dentro das celas e agora a vigilância esta mais intensificada”, destacou.

“Os diretores de unidades e os agentes penitenciários estão com a atenção redobrada nos plantões e estão sendo realizadas rondas pela escolta penitenciária e reforço do efetivo no Urso Branco”, garantiu o secretário.

Outra situação importante é que a Companhia de Guarda e a Companhia de Operações Especiais (COE), da Polícia Militar, além da presença efetiva nas guaritas, estão com equipes de patrulha radio-motorizada e de efetivo de choque, para ação presencial, nas áreas externas e de intramuros das unidades prisionais. É uma ação preventiva, caso ocorra algum problema que necessite de intervenção imediata.

“Tudo o que pudermos fazer em termos de prevenção, dentro dos limites da lei, será feito para garantir um final de ano tranqüilo nas unidades prisionais rondonienses”, informou o secretário.

Saída Temporária

Ainda sobre a saída temporária que é garantida pela Justiça ao apenado que cumpre pena em regime semiaberto, apresenta bom comportamento e que já tenha cumprido pelo menos um quarto da pena, Marcos Rocha informou que dos 342 apenados que tiveram a saída autorizada pela Justiça, a grande maioria já retornou, ficando um percentual de menos de 10% que não retornou no dia marcado.

“A direção da Colônia Agrícola Penal Ênio Pinheiro (CAPEP), de imediato realizou comunicado ao juízo, e estes apenados que não retornaram já são considerados foragidos da justiça, regridem na pena e voltarão para o regime fechado” completou.

 


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Celene Gomes - Assessoria Sejus
Fotos: Celene Gomes - Assessoria Sejus
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Justiça, Rondônia, Segurança, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo