Governo de Rondônia
25/04/2024

Rondônia mostra a força do agronegócio em nível nacional

10 de fevereiro de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

A reportagem, fechada no final de semana, circulará na edição de fevereiro e mostrará uma radiografia positiva da economia rondoniense, onde a piscicultura, a produção de carne, soja, café e leite aparecem com destaque. Na área da bovinocultura foram exportadas mais de 208 mil toneladas de carne com o Estado participando com 20% na fatia total do Produto Interno Bruto (PIB), faturando R$ 2,9 bilhões.

A cadeia produtiva do peixe mostra que o Governo do Estado apoia essa atividade que surge como um novo agronegócio gerando dezenas de oportunidades aos pequenos e médios produtores rurais, com o Tambaqui, puxando no vácuo o Pirarucu, o Pintado e a Jatuarana. Revela que todos os meses mais de 700 toneladas de costelas, filés e bandas destas espécies dentro do que determina a legislação são comercializadas nos mercados de São Paulo e Rio de Janeiro.

O secretário de Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento e Regularização Fundiária (Seagri) Evandro Padovani destaca que o governador Confúcio Moura, incentiva o setor produtivo capacitando técnicos através da Emater para atender os produtores rurais principalmente na área da piscicultura e agricultura familiar. O secretário lembrou que atualmente são mais 3.250 propriedades licenciadas com 10.805 hectares de lâmina de água com capacidade para produzir mais de 65 mil toneladas de pescados por ano.

O leite, o café, a soja, a carne o peixe, a garra dos produtores rurais rondonienses mais uma vez será mostrado em nível nacional.

Texto e fotos: José Luiz Alves


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo