PARCERIA

Rondônia oferece curso de aperfeiçoamento a 30 oficiais do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte

12 de maio de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Uma semana depois que a Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) de Rondônia apresentou o modelo integrado de segurança pública a secretários de nove estados da Amazônia Legal, no Fórum de Governadores realizado nos dias 4 e 5 de maio, em Porto Velho, acordo de cooperação, firmado entre os governos de Rondônia e do Rio Grande do Norte, garante curso de aperfeiçoamento de oficiais para 30 capitães do Corpo de Bombeiros daquele estado.

Pelo menos 30 oficiais bombeiros do Rio Grande do Norte participam do curso da Sesdec em Natal

O curso teve início na quarta-feira (10), em Natal, com duração de seis meses. A aula inaugural foi ministrada pelo titular da Sesdec, Lioberto Caetano.

“Nada disso seria possível, não fosse o empenho do governador Confúcio Moura”, disse o secretário Caetano, completando que a visão inovadora do governador Confúcio Moura tem sido fundamental para “que nós, técnicos em segurança pública, possamos desenvolver atividades exemplares, que inevitavelmente, ganha dimensões nacionais, ao colocar Rondônia em posição de destaque”.

A parceria com o Rio Grande do Norte é inédita. Representa grande economia ao desenvolver conhecimento, por meio de uma plataforma integrada, que exige muita dedicação por parte do aluno. Além disso, possibilita maior interatividade entre os profissionais daquele estado e os de Rondônia.

O novo conceito exige do profissional de segurança pública visão estratégica para o devido enfrentamento. Visa estimular ao oficial que ele discuta o futuro. Não apenas da instituição e pessoal, mas o futuro das gerações.

“O problema de segurança publica afeta a condição social das pessoas. A segurança pública é um contexto macro e sistêmico, onde iluminação pública é importante, condição socioeconômica da população é importante, saneamento básico, entre outros. Essa discussão, também no universo do Corpo de Bombeiros, precisa e vai ser abordada no decorrer do curso”, disse Caetano.

Para ele, “a metodologia de trabalho do governo de Rondônia, também no setor de segurança, ganha, aos poucos, o território nacional”.

O comandante do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte, Sócrates Vieira de Mendonça Júnior, ressaltou que a parceria com a Sesdec permitirá uma economia aos cofres públicos do seu estado, além de garantir, de forma eficiente e no menor prazo, o aperfeiçoamento em altos estudos estratégicos e de comando para os 30 oficiais intermediários da corporação, com ampliação de conhecimentos profissionais, técnicos e humanísticos, indispensáveis ao planejamento, coordenação e controle do emprego das organizações.

O curso de aperfeiçoamento de oficiais também visa garantir a promoção ao posto de major e tenente coronel. É organizado na modalidade ensino a distância, com as disciplinas de gestão pela qualidade, processo decisório e planejamento, gestão de comando, além de elaboração de artigo científico, entre outras.

Texto: Valdir Alves
Fotos: Sesdec