Governo de Rondônia
26/04/2024

Economia

Rondônia oferece perspectivas para novos investimentos

10 de fevereiro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

 articleCaracterizado pela produção de grãos em alta escala, destaque no setor de carne bovina e na exploração de minério e madeiras móveis, o setor produtivo de Rondônia é uma das principais fontes de recursos e soma-se a outras potencialidades que tem impulsionado o desenvolvimento do Estado. Na última divulgação dos números do Produto Interno Bruto (PIB), soma dos bens e serviços finais produzidos, a agropecuária representou 20,51% do valor total de R$ 29, 362 bilhões, expressando a representatividade da produção na agricultura e pecuária.

De acordo com economistas da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), a soja e o café são os principais produtos que caracterizam a produção de grãos no Estado. Em nível de exportação, a carne bovina representa ser o carro-chefe do crescimento local, em decorrência da grande produção em torno de 12, 200 milhões de cabeça, sendo aproximadamente, 70% para corte e 30% destinada ao rebanho do leite. Segundo técnicos da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento e Regularização Fundiária (Seagri), média de 30 mil famílias trabalham no setor leiteiro.

A piscicultura também tem se destacado como potencial para alavancar Rondônia. A coordenadora de Piscicultura da Seagri, Ilce Santos, em 2011, o Estado produzia 12 mil toneladas por ano, já em 2014 registrou uma produção de 80 toneladas.

Diante deste contexto, o Governo tem buscado alternativas para garantir ainda mais investimentos nos eixos estruturantes da economia local. Para o próximo mês, por exemplo, será realizado um grande evento que irá reunir pequenos produtores e empresários de sucesso para estimular o desenvolvimento do setor.

 

 

 


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Jane Carla
Fotos: Embrapa
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Economia, Empresas, Evento, Governo, Piscicultura, Rondônia, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo