Governo de Rondônia
16/04/2024

CAPACITAÇÃO

Rondônia participa de curso sobre novas substâncias psicoativas em Brasília

10 de dezembro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Perita Criminal Carolina Matias Diniz

No Brasil, a Novas Substâncias Psicoativas (NSP) surgiu na década de 80. A nova droga, que  imita os efeitos da maconha, ecstasy e LSD, chegou a Rondônia em 2015, identificada pelos peritos criminais do Instituto Laboratorial Criminal da Polícia Técnico-Científica (Politec).

A Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) e a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) realizaram em Brasília, de 2 a 6 de dezembro, o cursos sobre as novas substâncias psicoativas, 17 estados participaram do treinamento. A perita criminal Carolina Matias Diniz, do Núcleo de Toxicologia Forense do Instituto Laboratorial Criminal da Polícia Técnico-Científica, representou Rondônia.

“A estratégia dos traficantes é burlar a lei, uma vez que essas substâncias não estão listadas na legislação como substâncias proscritas e nem de uso controlado,” alertou Carolina.

A droga psicoativa é sintetizada por meio de modificações químicas de substâncias já conhecidas. Possui nove diferentes grupos de classificação. As mais comuns são: Canabinóides Sintéticos, Catinonas Sintéticas e Fenetilaminas.

“O trabalho da perícia de laboratório, ao identificar essas substâncias, contribui para o combate às drogas e a desarticulação do tráfico de drogas.

Devido ao desconhecimento exato sobre os efeitos colaterais, elas são uma grande ameaça à Saúde Pública,” finalizou a perita.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Léia Castro
Fotos: Daniel Garcia
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Governo, Polícia, Rondônia, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo