Governo de Rondônia
29/03/2024

INTEGRAÇÃO

Rondônia participa de encontro que fortalece ações para melhorar o desenvolvimento da política socioeducativa

13 de novembro de 2018 | Governo do Estado de Rondônia

Mesa de articulação e diálogo entre os representantes dos estados na reunião da ENS.

A 3ª Reunião Técnica do Fórum Nacional de Dirigentes Governamentais de Entidades Executoras de Políticas de Promoção e Defesa da Criança e do Adolescente (Fonacriad) de 2018 e o 5 º Encontro Nacional da Escola Nacional de Socioeducação (ENS) aconteceram em paralelo, em Brasília, com o início na terça (6), e o encerramento das ações na quinta-feira (8).

A Fundação Estadual de Atendimento Socioeducativo (Fease) enviou representação que,  juntamente com representantes dos demais estados da federação, discutiram os avanços, perspectivas e ações intersetoriais para a promoção dos direitos voltados para os adolescentes em conflito com a lei.

Na reunião técnica, foram debatidas questões que promoveram uma análise do cenário nacional no âmbito da socioeducação e pontuaram demandas para a discussão sobre a interface do sistema e do Fonacriad com os colegiados e instâncias nacionais. Também foram realizados diálogos e possibilidades para o fortalecimento da Escola Nacional de Socioeducação, qualificando a política de socioeducação.

No primeiro dia do evento foi instituído o Comitê Gestor Nacional da ENS, representado pelo Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), Conselho Nacional da Criança e do Adolescente (Conanda) e Fonacriad. Será formado ainda o Conselho Gestor, composto por representantes designados pelos gestores da política de socioeducação nos estados.

Banner do evento

Ainda no encontro, estava prevista a apresentação do documentário “Vozes do Sinase”, gravado nos sistemas socioeducativos de alguns estados, e a exposição do Sistema de Prevenção e Combate à Tortura pelo Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate a Tortura (MNPCT), informando que um dos estados visitados recentemente foi Rondônia.

De acordo com a   agente de segurança socioeducativo e assessora da presidência, Laís Molitor, que participou dos eventos, “a reflexão que conseguimos alcançar foi sobre as perspectivas e estratégias para o fortalecimento da Escola Nacional e sua relevância, reconhecendo a importância da formação para a qualificação do atendimento aos adolescentes e aprimoramento da proposta socioeducativa”, explicou Laís.

Ainda segundo Laís Molitor, neste momento de implantação de um novo modelo de socioeducação no estado, Rondônia deve estar sempre presente em fóruns nacionais, pois participar destes momentos possibilita a troca de experiências de gestão “o encontro foi proveitoso, principalmente no que tange colher boas práticas vivenciadas em outros estados e que podem ser implantadas aqui, a fim de buscar melhorias no atendimento socioeducativo. Por exemplo, aqui no nosso vizinho, o Acre existe uma unidade modelo onde os socioeducandos são classificados por níveis que levam em consideração o tempo de internação e o comportamento. Essa é uma boa experiência que pode nos ajudar a lapidar o nosso modelo de atendimento”, completa.

Leia mais:

Juiz da Vara de Infância afirma que a Fundação de Atendimento Socioeducativo é um exemplo para o Brasil

Rondônia participa da reunião do Fórum Nacional de Dirigentes do Sistema Socioeducativo


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Celene Gomes
Fotos: Laís Molitor
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Evento, Governo, Rondônia, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo