Governo de Rondônia
25/04/2024

EDUCAÇÃO

Rondônia participa de Seminário de Gestores sobre Educação de Surdos, Surdoscegos e Deficientes Auditivos

05 de setembro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Seminário foi realizado em Brasília e contou com representantes de Rondônia

O Seminário de Gestores Estaduais sobre Educação de Surdos, Surdocegos e Deficientes Auditivos e da Reunião Técnica de Dirigentes de Educação Especial dos Estados e do Distrito Federal , promovido pelo Ministério da Educação (MEC), em Brasília, teve as participações de Rondônia, representada por Neide Alexandre do Nascimento, Arcélia Lopes Moline de Araujo e Jadilson Serafim.

A solenidade de abertura contou com as participação da primeira-dama, Michelle Bolsonaro, e do ministro da Educação, Abraham Weintraub, que pontuaram o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação do MEC.

Em sua mensagem de abertura, o ministro Abraham Weintraub destacou o papel de Michelle Bolsonaro na luta pelos direitos das pessoas com deficiência. “Conheci a primeira-dama na transição, uma guerreira. E quando ela aparecia era uma leoa para brigar pelas pessoas com deficiência. A primeira-dama brigou de forma muito suave e habilidosa para que esse governo fosse um pouco melhor a cada dia que passasse”, disse.

A primeira-dama, Michelle Bolsonaro, fez o discurso em Língua Brasileira de Sinais (Libras)  e destacou que “estamos vivendo um novo momento para a educação de surdos no Brasil. E a prova disso é que vemos pessoas surdas ocupando cargos proeminentes no governo. Uma grande vitória alcançada foi a criação da Diretoria de Política Bilíngue para Surdos, aqui no MEC, trabalho que acompanho com muito interesse. Desejo que nossos programas, políticas e estratégias sejam para uma sociedade mais justa”, afirmou a primeira-dama.

O seminário, segundo  a intérprete e tradutora de Libras, professora Nascimento, teve como objetivo principal apresentar, debater e fazer uma avaliação das metas e políticas públicas nas áreas:  Educação Bilíngue de Surdos e Educação Especial.

“Ocorreram diversas palestras e  relatos de experiências, Meta 4 do Plano Nacional de Educação (PNE), Painel de Indicadores do SIMEC, grupos de trabalho para levantamento de sugestões e avaliações das áreas, apresentação do documento das sugestões e avaliação das áreas. Foram excelentes palestras e que obtivemos muito conhecimentos e que serão aplicados em Rondônia”, definiu Nascimento.

A primeira-dama, Michelle Bolsonaro, com as professoras Arcélia, Neide e Jadilson

Na avaliação de Moline de Araújo o seminário serviu para nortear as ações, programas e projetos que dizem respeito aos princípios da promoção da especialidade linguística e cultural dos surdos usuário da língua de sinais e a organização dos serviços educacionais nas escolas da rede estadual de Rondônia.

Diversas autoridades puderam se posicionar no seminário, nos dias 22 e 23  últimos, e fizeram relatos de ações que são desenvolvidos  em relação aos surdos, diversas apresentação de marcos políticos legais linguísticos dos surdos, orientação para implementação da Educação Bilíngue de Surdos com base no Plano Nacional de Educação e apresentação da proposta de material didático bilíngue de surdos.

Ao final do seminário, a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, posou com as bandeiras de Rondônia e Porto Velho.

“Agradecemos ao secretário de Estado da Educação de Rondonia (Seduc), por dar oportunidade de Rondônia se fazer presente no seminário e que será importante ferramenta a ser trabalhada nas escolas da rede estadual de Rondônia”, afirmou Nascimento.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Antônio Queiroz
Fotos: Divulgação/Neide Alexandre do Nascimento
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Evento, Governo, Rondônia, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo