CAPTAÇÃO DE RECURSOS

Rondônia passa a contar com multiplicadores do Modelo de Excelência em Gestão e Transferências da União

29 de novembro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

A formação de técnicos dos diversos entes e instituições públicas de Rondônia como multiplicadores do Modelo de Excelência em Gestão das Transferências da União em Rondônia vai fortalecer a qualidade na utilização dos recursos públicos captados no âmbito do governo federal pelas prefeituras, órgãos do governo do Estado, entre outras instituições, refletindo na melhoria dos serviços prestados aos cidadãos.  A certificação para que os servidores atuem como facilitadores internos nos seus respectivos órgãos fez parte da programação do Fórum de Fortalecimento da Rede +BRASIL, encerrado nesta quarta-feira (27), em Porto Velho.

O evento, realizado através da parceria entre governo do Estado e governo federal, representou o fortalecimento de Rondônia na Rede +BRASIL, rede de governança colaborativa para o desenvolvimento de ações voltadas à melhoria dos processos de gestão das transferências da União.

Mais de 40 técnicos participaram da capacitação ministrada pelo representante do Ministério da Economia, Esaú Mendes, e estão aptos para disseminarem os conceitos, fundamentos, métodos e técnicas de orientação aos demais servidores das organizações atuantes nas transferências da União.

Ao agradecer o empenho de todos, o secretário adjunto de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), Jailson Viana, enfatizou a grande relevância para Rondônia de formar servidores para disseminação do modelo de excelência. “Vocês passam a fazer parte do time de protagonistas responsáveis pelo crescimento, melhoria e efetividade das nossas políticas públicas, pois estão adquirindo amplo conhecimento sobre o processo de governança que nada mais é que utilizar as ferramentas de controle, planejamento e liderança”, ressaltou o secretário ao lembrar que os técnicos presentes no treinamento foram selecionados com base no perfil necessário para a multiplicação de conhecimento.

O superintendente Estadual de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura (Sedi), Sérgio Gonçalves, parabenizou o sucesso do evento e destacou que a responsabilidade do Estado passa a ser maior a partir de agora. “Eu imagino que nosso Estado vai dar um salto qualitativo muito grande no resultado das propostas apresentadas ao governo federal para captação de recursos e, principalmente, na gestão desses recursos. O curso representa a largada desse processo. A partir de agora o foco é buscar continuamente melhoria e aperfeiçoamento”, ressaltou.