Governo de Rondônia
29/03/2024

ADMINISTRAÇÃO

“Rondônia pode ser exemplo de eficácia na gestão”, afirma Confúcio ao inaugurar o Centro Integrado de Atendimento ao Contribuinte

03 de abril de 2018 | Governo do Estado de Rondônia

Confúcio Moura entregou equipamentos e afirmou que a inteligência é a melhor arma contra a sonegação fiscal

“Colocar Rondônia no topo da gestão pública, com foco na eficácia e atendimento das demandas da população e servir como exemplo ao país é possível”, disse o governador Confúcio Moura, nesta terça-feira (03) ao inaugurar o Centro Integrado de Atendimento ao Contribuinte (Ciac), na avenida Tiradentes, em Porto Velho. Pouco antes, no Teatro Guaporé, ao dar posse a servidores aprovados em concurso público, ele afirmou que à nova geração, com seu entusiasmo, está confiado o futuro de conquistas do estado.

Os eventos, embora realizados em locais distintos, têm relação direta com a política de gestão governamental, que concentra forças no talento humano e tecnologia.

No Teatro Guaporé, foram empossados técnicos de Políticas Públicas e Gestão Governamental, técnicos em Tecnologia da Informação e Comunicação, analistas de Planejamento e Finanças, especialistas em Gestão Pública e Gestão Governamental, e analistas em Tecnologia da Informação e Comunicação.

“Vocês fazem parte de um novo tempo, com mais tecnologia, menos papel”, afirmou Confúcio, lembrando que as inovações tecnológicas devem estar a serviço da qualidade dos serviços prestados e para o bem da população.

Confúcio também explicou que o estado tem mecanismos para ser mais ágil, moderno e eficiente. E deixou claro que os recém-empossados serão responsáveis por esta missão.

Os servidores foram aprovados em concurso público que iniciou com quase 20 mil candidatos de todo o país.

A estes servidores, segundo o secretário do Planejamento, Orçamento e Gestão, George Braga, está confiada a eficiência do estado e a memória do governo.

Braga acrescentou que fica resolvido um problema enfrentado pelo governador Confúcio Moura em 2011, quando iniciou a primeira gestão. “Não havia informação sobre o que os antecessores tinham realizado, sobre o que deveria prosseguir ou ser iniciado. Não havia sequer registro nos computadores, tudo foi apagado”, lamentou Braga.

Novos servidores foram empossados para compor quadro de carreira do estado

ATRIBUIÇÕES

“Contamos com as mentes brilhantes de vocês”, disse como estímulo aos empossados a superintendente estadual para Resultados, Rosana Cristina. Ela explicou que houve um longo processo entre a criação dos cargos, definição das atribuições, concurso e posse. Com servidores de carreira, segundo ela, a governança será facilitada no futuro.

O secretário estadual de Finanças, Wagner Garcia de Freitas, também deu boas vindas aos novos servidores e arrematou: “Contamos com a competência de vocês”.

Os investimentos feitos para modernizar o governo foram apresentados pelo secretário-chefe da Casa Civil Emerson Castro, que fez questão de acentuar a responsabilidade que cada empossado tem, agora, no serviço público.

CIAC

Inaugurado em cerimônia simples, o Ciac concentra órgãos como Agência de Rendas, Tribunal Administrativo de Tributos e Delegacia da Receita. Futuramente agregará outros serviços.

Com estas instalações, segundo o secretário de Finanças Wagner Garcia, a Receita Estadual ganha sua própria casa.

Parte dos servidores empossados pouco antes vai atuar no Ciac, onde também foram entregues 300 computadores, 80 notebooks e veículos. Os equipamentos, segundo o governador Confúcio Moura, reforçam o fim do constrangimento ao contribuinte e também a vigência da inteligência na fiscalização dos tributos. “Não precisa mais o fiscal ir de casa em casa“, explicou.

“Com os serviços fazendários centralizados e funcionando de forma integrada, o contribuinte que chegar vai sair com a solução do seu problema”, disse Confúcio Moura, que também fez um agradecimento aos servidores da Sefin. “Vocês são responsáveis pelos avanços que conseguimos”, elogiou.

Com sistema interligado com órgãos de fiscalização de todo o país, o Ciac torna-se um aliado forte no combate à sonegação, que ocorre com o contrabando de produtos, por exemplo. “Com mais tributos, o estado pode atender mais demandas da população”, destacou o governador.

Confúcio Moura afirmou que, com estas ações o governo deixa um legado positivo para os futuros governantes. Ele também criticou métodos utilizados anteriormente, em que os gestores escondiam informações dos sucessores.

Veja galeria de fotos


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Nonato Cruz
Fotos: Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Economia, Governo, Rondônia, Serviço, Tecnologia


Compartilhe


Pular para o conteúdo