Governo de Rondônia
23/04/2024

PREVENÇÃO

Rondônia prepara programação da Semana Nacional do Trânsito

26 de agosto de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Reunião de planejamento da Semana Nacional de Trânsito 2015

Gildete Miranda conduziu a reunião para planejamento da Semana Nacional de Trânsito em Rondônia

“Hoje, a problemática do trânsito equivale a muitas guerras. Em Porto Velho, morrem mais pessoas em acidentes de trânsito que por homicídios e doenças”. A afirmação foi feita pelo major De Lima, comandante da Companhia Independente de Trânsito, durante a reunião nessa terça-feira (25) para planejamento da ‘Semana Nacional de Trânsito 2015’, que neste ano tem como tema ‘Seja você a mudança no trânsito’.

Para planejar as atividades, que acontecerão de 16 a 25 de setembro, nos 52 municípios de Rondônia, compareceram ao auditório do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO), representantes de diversos órgãos governamentais, sindicatos, associações, autoescolas e empresas ligadas ao setor automotivo, em especial revendas de motocicletas.

Gildete Miranda, diretora técnica de Educação de Trânsito do Detran-RO, responsável pela realização do evento nacional em Rondônia, apresentou a programação prévia, que será aberta no Rondon Palace Hotel, com a palestra de Luiz Sucupira, do blog ‘Sobre Duas Rodas’, com o tema: “Técnicas de pilotagem e equipamentos de segurança”.

A diretora acatou várias sugestões e ponderações dos participantes da reunião, como a mudança dos itinerários das duas passeatas previstas para a Capital. A primeira será no dia 19, percorrendo a avenida Amador do Reis, no bairro Tancredo Neves, zona Leste e a segunda será realizada no dia 25, na avenida Jatuarana, no bairro Nova Floresta, zona Sul. As duas áreas foram escolhidas por concentrarem o maior contingente de motociclistas e também de acidentes de trânsito em Porto Velho. Nas demais cidades de Rondônia, a programação está em fase de montagem e deve ser apresentada ao Detran-RO até o dia 10.

Blitzen educativas e pit stops serão realizados em locais onde há grande incidência de acidentes em todas as localidades de Rondônia, com distribuição de material gráfico, banners e pessoal especialmente treinado para abordar e instruir os condutores. Também serão realizadas palestras em escolas, universidades, empresas, autoescolas e sindicatos a fim de conscientizar a todos sobre a boa condução dos veículos nas ruas e avenidas das cidades do estado.

“A ‘Semana Nacional de Trânsito 2015’, que está inserida na ‘Década Mundial de Ações para a Segurança no Trânsito – 2010 a 2020’, vem somar à campanha estadual “Sobreviventes”, já em execução em todos os municípios de Rondônia. Queremos atingir todos as faixas da população mas, em especial os jovens entre 16 e 25 anos, que estão cursando os ensinos médio e superior, pois eles são os principais envolvidos em acidentes e também os que mais fazem uso de motos”, explicou Gildete Miranda.

A mudança de comportamento dos condutores de veículos no trânsito é o ideal almejado pelos participantes da reunião. Solange Ribeiro, presidente do Sindicato das Autoescolas e Centros de Formação de Condutores (Sindar), reforçou que as exigências para habilitar os motoristas e pilotos (motocicletas) de Rondônia são bem-vindas. “Já estamos finalizando o projeto para construção de um Centro de Formação de Condutores de Veículos Automotores em Porto Velho, onde poderemos aprimorar as técnicas necessárias para uma boa condução”, revelou.

“O trânsito mata e mutila mais que muitas guerras em Porto Velho. Morrem mais pessoas atropeladas que por homicídios e doenças”, constatou o major De Lima, completando que só o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) realiza, em média, 340 atendimentos de acidentes ao mês. “O Corpo de Bombeiros atende o mesmo tanto. A soma dos dois passa dos oito mil atendimentos ao ano, na cidade. Temos que agir em conjunto, governo e sociedade civil, porque juntos somos melhores”, conclamou De Lima.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Marco Aurélio Anconi
Fotos: Detran - Gercom
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Governo, Legislação, Rondônia, Saúde, Trânsito


Compartilhe


Pular para o conteúdo