Governo de Rondônia
29/03/2024

SAÚDE PÚBLICA

Rondônia realiza diariamente desinfecção de locais públicos para prevenção da pandemia de coronavírus

23 de abril de 2020 | Governo do Estado de Rondônia

Espaços públicos recebem desinfecção para combater o coronavírus

Na capital de Rondônia diariamente espaços públicos passam por desinfecção voltada à prevenção da pandemia de coronavírus. Essa é uma recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a realização no Estado passou por alinhamento na Sala de Situação Integrada (SCI), composta por integrantes da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) e Corpo de Bombeiro da Polícia Militar de Rondônia (CBMRO).

Passam por desinfecção avenidas, espaços públicos de lazer, e a parte externa (calçadas e estacionamentos) de agências bancárias e unidades de saúde que atendem casos de Covid-19, entre outros locais que recebem fluxo de pessoas. E a partir desta semana, a desinfecção também é feita na parte externa do Palácio Rio Madeira, sede do Governo de Rondônia.

De acordo com a diretora da Agevisa, Ana Flora Camargo Gerhardt, em Rondônia, os integrantes da Sala de Situação estão atentos para cumprir todas as recomendações de prevenção e controle da pandemia. ‘‘A realização da desinfecção é um procedimento importante, e aqui no Estado está ocorrendo através de um esforço integrado’’.

A desinfecção também é feita na parte externa do Palácio Rio Madeira

A iniciativa envolve além da Agevisa, Defesa Civil, Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd), Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura e Serviços Públicos (DER) e bombeiros civis voluntários.

Segundo o técnico operacional da Defesa Civil de Rondônia, 1° sargento Weliton Cirqueira dos Santos, a coordenação da operação de desinfecção dos locais públicos é feita pela Defesa Civil, a Agevisa fornece a alimentação e EPI’ s (Equipamentos de Proteção Individual), enquanto que a Caerd fornece a água e hipoclorito; o DER colabora com motoristas e dois caminhões, e os bombeiros civis executam a atividade.

PROPAGAÇÃO POR CONTATO COM SUPERFÍCIES CONTAMINADAS

Ainda que se acredite que a principal propagação do coronavírus seja de pessoa para pessoa, através de gotículas respiratórias produzidas quando uma pessoa infectada tosse ou espirra, a propagação por contato com superfícies ou objetos contaminados também gera preocupação, pois as evidências atuais sugerem que o novo coronavírus pode permanecer viável por horas e até dias em determinadas superfícies, dependendo do tipo de material.

‘‘É de suma importância essa desinfecção porque o vírus ficando no ambiente, tem um tempo de duração de vida. Ao fazermos a desinfecção, se o vírus estiver no local, já eliminamos ele, evitando que as pessoas tenham contato, especialmente em agências bancárias, que estão com um grande fluxo de pessoa em busca do auxílio do governo federal’’, explica o técnico operacional.

Unidades de saúde fazem parte da lista de desinfecção do vírus

 

OPERACIONALIZAÇÃO

De acordo com sargento Cirqueira, a desinfecção dos locais públicos ocorre desde a última sexta-feira (17) e segue até o dia 1° de maio. Serão, ao todo, 15 dias com ações que ocorrem das 16h às 22h. A aplicação é feita com jatos sólidos e neblinado com a utilização de caminhões-pipas e mangueiras.

‘‘A aplicação do composto de hipoclorito diluído em água, sendo 6 kg de hipoclorito para 16 mil litros de água, quando liberado em um ambiente mata vírus e bactérias até 2 metros de altura’’, explica.

O técnico operacional pede a colaboração da população, especialmente no Espaço Alternativo, com a desocupação do local no momento da desinfecção. A orientação é que as pessoas se afastem desses ambientes por pelo menos 10 minutos, pois a substância pode causar irritação ocular.

Lista de locais públicos que passam por desinfecção

 

Ruas e avenidas:
Sete de Setembro
Campo Sales
Jatuarana
José Amador dos Reis
As ruas de acesso ao Orgulho do Madeira (Mané Garrincha, Plácido de Castro e Osvaldo Ribeiro)

Agências bancárias:
Bradesco – Avenida Carlos Gomes
Caixa Econômica Federal – Rua Alexandre Guimarães
Banco do Brasil – Dom Pedro II

Unidades de saúde:
Hospital e Pronto Socorro João Paulo II
Hospital de Base Ary Pinheiro
Policlínica Oswaldo Cruz (POC)
Barretinho
Hospital infantil Cosme e Damião
UPA zona Sul
UPA zona Leste
Cemetron
AMI

E ainda:
Palácio Rio Madeira
Orgulho do Madeira
Rodoviária
Espaço Alternativo
Skate Park
Terminal de ônibus da POC

Leia Mais:

 Espaços públicos recebem limpeza para prevenção ao coronavírus

 Aeroporto Internacional de Porto Velho é desinfetado contra o coronavírus


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Vanessa Moura
Fotos: Daiane Mendonça, Ésio Mendes e Agevisa
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Rondônia, Saúde


Compartilhe


Pular para o conteúdo