Governo de Rondônia
Domingo, 16 de junho de 2019

EVENTO

Rondônia realiza I Seminário do Terceiro Setor a partir de amanhã, em Porto Velho

08 de novembro de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Com capacidade de participação já esgotada, o Governo de Rondônia realiza nesta quinta e sexta-feira (9 e 10), no auditório Governador Jorge Teixeira, no Tribunal de Contas (TCE), o I Seminário do Poder Público e Terceiro Setor, uma aliança estratégica para o desenvolvimento sustentável de Rondônia, para discutir o tema com o segmento e com os melhores especialistas do País.

Seminário contará com especialistas locais, do Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador e de Brasília

Toda organização é da Superintendência Estadual de Assuntos Estratégicos (Seae), que busca neste evento debater e aprofundar as discussões sobre o Marco Regulatório do setor (legislação – Lei 13.019), bem como as práticas das organizações envolvidas (OSC) e seus aspectos gerenciais, além de uma pertinente reflexão sobre gestão, planejamento, captação de recursos e empreendedorismo social dessas organizações.

O destaque do evento, segundo a organização, é a relação de nomes dos especialistas que estarão no seminário como palestrantes e orientadores, como Zeca Teodoro, de Brasília, pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) para o Mapa das OSC, e João Paulo Vergueiro, de São Paulo, diretor executivo da Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR), entre outros que, pelo currículo, provocaram uma corrida para o seminário.

De acordo com o administrador de empresas Vitor de Jesus Pereira, gerente de Fomento da Seae, o esforço do Governo tem uma direção especifica, procurando sedimentar o entendimento de que essas entidades (OSC) sejam protagonistas de seus próprios projetos neste universo, tendo o Poder Público como parceiro incentivador de suas iniciativas de interesse público.

A ideia, segundo ele, é incentivar e permitir mesmo que as entidades encontrem as soluções para seus próprios empreendimentos, mesmo com o incentivo do estado, mas desvinculando do Poder Público o vício da sobrevivência. “Cada entidade tem de ter meios próprios de sobrevivência”, aclarou o gerente da Seae, lembrando que essas organizações sem fins lucrativos devem ter por objetivo gerar serviço de interesse público, e neste ponto é que se desenvolve a participação do Governo, apoiando e incentivando tais iniciativas.

Cabe lembrar neste ponto que a ideia de expansão do Terceiro Setor em Rondônia é do próprio governador Confúcio Moura, como um fator a mais para o desenvolvimento sustentável do Estado, que exige, por conseguinte, o empenho de todos os órgãos da administração, na facilitação e disseminação de conhecimento de boas práticas de gestão no âmbito das OSC, de modo a qualificar e melhorar os serviços prestados à população. Aliás, esta é uma das principais propostas do Pano Desenvolvimento Sustentável de Rondônia (PDES – 2017 – 2030).

De acordo com o gerente de Fomento da Seae, o I Seminário do Terceiro Setor é dirigido a gestores públicos, técnicos de instituições públicas e privadas, entidades da área e às lideranças comunitárias, tendo um caráter até pedagógico e cultural, de modo que possa ser utilizado por todos como meio para atualização de conhecimentos técnicos, eis que será conduzido e orientado por especialistas e agentes com larga experiência em organizações do terceiro setor.

Leia mais:

Infoparty 2017 abre inscrições para competições de games e tem confirmada participação de Gabriel Kami


Fonte
Texto: Cleuber Rodrigues Pereira
Fotos: Divulgação
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Brasil, Evento, Governo, Rondônia, Terceiro Setor


Compartilhe